Ex-secretário e ex-gerente de obras de Sanharó são alvos em operação contra lavagem de dinheiro

Notícias
Publicado por Karol Matos
9 de dezembro de 2021 às 16h00min
Foto: Divulgação

O ex-secretário e a ex-gerente da Secretarias de Obras da cidade de Sanharó são alvos na Operação Resíduo, realizada hoje (09), em cinco cidades de Pernambuco.

As investigações começaram em julho deste ano, com o intuito de desarticular uma organização criminosa envolvida com fraude em licitação, dispensa ilegal de licitação e improbidade administrativa no município de Sanharó.

Ao todo foram cumpridos sete mandados de prisão e 11 de busca e apreensão domiciliar. Entre investigados que tiveram prisão temporária de cinco dias decretada está o ex-secretário de Obras de Sanharó, Antônio Fernandes, além de uma arquiteta que era gerente na Secretaria de Obras na cidade e mora em Caruaru. As buscas da operação também foram realizadas em Recife, Sanharó, Garanhuns e Brejão.

De acordo com a polícia, a Prefeitura abria processos licitatório falsos para realizar o serviço de coleta de lixo, com o intuito de contratar empresas de fachada que já tinham sido alvo de outras investigações. A fraude só foi descoberta, depois de o MPPE encontrou documentos suspeitos apreendidos em outra operação de fraude em Sanharó, realizada em dezembro do ano passado.

A polícia disse ainda que as empresas contratadas não tinham sede, nem equipamentos, e acabaram terceirizando o serviço com valor inferior ao contratado ou utilizando funcionários da própria Prefeitura, gerando um rombo superior a R$ 1,5 milhões nos cofres do município.

No total, foram três contratos seguidos firmados com empresas de fachada para a coleta de lixo. Quando as investigações se aproximavam de uma, a gestão municipal reincidia o contrato e fazia a contratação de outra empresa falsa. Uma das empresas tinha como sócias duas outras servidoras da prefeitura de Sanharó.

Sede da empresa 1 – Divulgação: Polícia Civil
Sede da empresa 2 – Divulgação: Polícia Civil
Sede da empresa 3 – Divulgação: Polícia Civil

Na operação foram apreendidos veículos, computadores, celulares, diversos relógios de marca, documentos, armas e munições.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO