Coluna da segunda
Com o auditório do Teatro RioMar lotado de políticos, empresários, jornalistas e apoiadores, o ex-juiz Sergio Moro lançou o seu livro “Contra o Sistema da Corrupção”. Essa é a primeira vez que ele vem a Pernambuco, após sua filiação ao Podemos. Com status de pré-candidato a presidente da República, Moro não só tem a missão de unir a terceira via em torno do seu nome, como também precisa conquistar um espaço capaz de superar a polarização entre Bolsonaro e Lula. O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública também vai precisar ganhar terreno em regiões onde é pouco conhecido, a exemplo do Nordeste, local onde a força do ex-presidente petista ainda predomina. O evento no teatro serviu como um teste de popularidade, considerando que um grupo foi até a porta do local protestar contra Sergio Moro. O fato serve para assegurar que a caminhada do ex-magistrado na região não será tão simples como muitos pregam.
Almoço reservado
Antes de lançar seu livro no Teatro RioMar, o ex-juiz Sergio Moro participou de um almoço oferecido pelo deputado federal Ricardo Teobaldo, em sua casa na Zona Sul do Recife. Poucas pessoas do mundo da política estiveram presentes. O deputado estadual Wanderson Florêncio, que está de malas prontas para o Podemos, foi um deles.
Alerta
O deputado estadual Erick Lessa (PP) tem mostrado preocupação com os acordos internacionais que estão sendo firmados entre o Brasil e países asiáticos. As taxas de importação dos produtos de confecção, que hoje são de 35%, podem ser zeradas, colocando em risco o sustento de mais de 260 mil famílias ligadas ao setor de vestuário no Agreste.
Proteção
Na busca de encontrar formas de defender o Polo Têxtil, Lessa, que também preside a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa de Pernambuco, anunciou a realização de uma audiência pública com a presença de representantes de vários segmentos. A previsão é que o debate aconteça na Alepe no dia 16 de dezembro.
Desigualdade
Um levantamento feito pelo Instituto de Geografia e Estatística (IGBE) apontou que Pernambuco ocupa a terceira posição no índice de pessoas que vivem em situação de extrema pobreza, empatando com Alagoas. Os dois estados estão atrás apenas do Maranhão (2º) e Amazonas (1º). Apesar da marca, foi constatado um recuo, se comparando com 2020.
Eliminado
Três dias após a filiação de Bolsonaro ao PL, o jornalista e marqueteiro, Vladimir Porfírio, foi demitido do cargo, após 28 anos de serviços prestados ao Partido Liberal. A informação foi confirmada pelo próprio Vladimir, que através de mensagem direcionada colegas de profissão agradeceu a parceria e se despediu.