A Câmara de Caruaru teve muitas discussões polêmicas ontem (25), mas também outras muito importantes, como a segurança pública, que foi levantada pelo vereador Cabo Cardoso (PP). Na última terça-feira (23), Naiane Letícia Santos Sobral, de 28 anos, mãe de três filhos, foi assassinada por assaltantes armados, no momento em que entregou o celular. O crime aconteceu na estrada do Xique-Xique, quando ela e o marido voltavam da visita a uma casa que eles compraram no bairro.
Sobre o assunto, o presidente da Casa, vereador Bruno Lambreta (PSDB), lamentou a morte da jovem e criticou o que ele chamou de retrocesso na segurança pública, em Caruaru.
“Infelizmente, nós estamos retrocedendo do ponto de vista de segurança em Caruaru. Não pelo papel que a Polícia Militar exerce, que é valoroso, imprescindível, mas das limitações impostas pela gestão do Estado”, disse Bruno.
O parlamentar relembrou o aumento do índice de violência que aconteceu em 2017, antes da implantação do 1º BIEsp, em Caruaru, o que provocou mudanças na rotina das pessoas e até nos horários das sessões da Câmara.
“Está agendada uma audiência pública para discutir a zona rural, mas aproveito o momento para envolver a cidade, porque na zona rural, um santo descobre o outro. No Quarto Distrito, as rondas que lá aconteciam à noite, tiveram que tirar as rondas para trazer para a cidade, para cobrir a cidade”, destacou.
Bruno ainda alfinetou o governador Paulo Câmara (PSB), que tem circulado o estado para anunciar ações em diversos municípios.
“A gente faz esse apelo. É um clamor, né, que a gente faz em nome da população caruaruense. Não tenho dúvidas que todas as vossas excelências estão sendo ‘cobrados’ estão sendo ‘solicitados’ […] a gente faz esse apelo, já que o Governo do Estado tem dado demonstrações de apresentar muita coisa, ‘né’ que ao longo dos últimos anos não vinha acontecendo, que olhe novamente para o Agreste”, registrou Bruno.
O presidente da Câmara ainda lembrou da promessa de campanha do deputado Tony Gel (MDB), na última eleição municipal, de que o Batalhão da Polícia Militar com sede em Caruaru seria exclusivo para o município. Atualmente, o 4º BPM atende a 14 cidades do Agreste.
“Eu quero também fazer um registro: isso foi muito discutido na época da eleição, mas eu quero valorizar, inclusive, até o posicionamento do deputado estadual Tony Gel na época. Porque, para Tony Gel ter se posicionado daquela forma da eleição, de dar a garantia de tornar o Quarto Batalhão exclusivo para Caruaru, ele recebeu uma promessa. Pela responsabilidade do homem público que ele é, a representação que ele tem em Caruaru, um exemplo, ele nunca daria uma declaração daquela, se ele não tivesse acreditado em quem prometeu a ele. E quem prometeu a ele, quebrou com ele”, disse o Bruno.
“Quer dizer que só seria [exclusivo para Caruaru], se ele tivesse vencido? Quer dizer que o Quarto Batalhão só viria para Caruaru, se o prefeito fosse Tony Gel? Não, não pode ser dessa forma”, finalizou.