A prefeita de Caruaru e presidente estadual do PSDB, Raquel Lyra, participou do primeiro debate temático do Movimento Levanta Pernambuco, nesta sexta (12), no Recife. No evento, a gestora falou sobre os desafios da educação em Pernambuco. “Não vamos sair desta crise se não tivermos estratégias muito claras que direcionem para onde vamos. Essa tarde de escuta e diálogo mostrou que o nosso movimento, uma iniciativa do PSDB- PSC- PL e Cidadania, está no caminho certo. Não há outra forma de fazer o futuro se não for através da educação. O estado precisa enxergar os municípios, os estudantes e professores”, disse Raquel.
Professores, gestores escolares, estudantes, especialistas na área de educação e representantes da sociedade participaram de uma roda de conversa para trocar experiências.
“O desempenho na área da educação aponta que Pernambuco tem baixa competitividade e não está preparado para as altas exigências de conhecimento e qualificação profissional. Se essa situação não se modificar e com a enorme diferença de qualidade do aprendizado nas escolas públicas e privadas, o estado não terá condições de enfrentar, de forma consistente, a pobreza e as desigualdades de oportunidades na sociedade”, revelou o professor Sérgio Buarque, durante apresentação do diagnóstico sobre a área no estado. De acordo com ele, é preciso haver uma articulação entre a administração estadual, municípios e a sociedade para melhoria das escolas públicas em todos os níveis de ensino.
Também estiveram presentes no encontro o ex-governador João Lyra Neto; a deputada estadual Priscila Krause; o vereador do Recife Alcides Cardoso (DEM); o secretário de Educação e Esportes de Caruaru, João Paulo Cepa; a secretária de Educação de Jaboatão dos Guararapes, Ivaneide de Farias Dantas; a secretária de Educação de Vicência, Eliane Silveira; professores, acadêmicos, empresários, gestores e universitários.
“Como é importante o que estamos nos propondo, andar esse estado e muito mais do que falar, ouvir. Esse foi um momento fundamental para quem faz a política como a gente faz e para quem acredita que podemos transformar a realidade com a política de maneira efetiva e afetiva”, destacou a deputada estadual, Priscila Krause.