Cenário Político: muito barulho para pouco resultado

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
12 de novembro de 2021 às 00h00min
Foto: Vladimir Barreto

Coluna da sexta

Dos 23 vereadores que compõem a Câmara de Caruaru, três são adversários da prefeita Raquel Lyra (PSDB). O conforto da tucana é tanto, que até o momento a bancada governista não possui um líder na Casa. Atualmente, apenas Cabo Cardoso (PP), Fagner Fernandes (PDT) e a mais recente integrante, Perpétua Dantas (PSDB), fazem parte do grupo de oposição. Mesmo buscando trabalhar de forma incisiva, eles não têm conseguido ampliar relações. Em pouco tempo, perderam alguns nomes que hoje estão na situação. Talvez, o discurso seja o principal motivo para o grupo não conseguir convencer os demais colegas. A mais recente prova disso foi a votação do Finisa, que aconteceu ontem (11). Na audiência pública, muitas frases de efeito deram o tom da discussão que poderia ser melhor aprofundada. Fica a certeza de que se a oposição da principal cidade do interior de Pernambuco continuar neste ritmo, será esmagada pelo rolo compressor que é a estrutura do Palácio Jaime Nejaim.

Faltou um
A oposição até que tentou buscar o número de votos necessários para derrubar o projeto do Finisa, mas a articulação ficou no meio do caminho. De acordo com o que a coluna apurou, sete vereadores estavam dispostos a votar contra o governo municipal. Eram necessários oito votos para derrotar o projeto e, por isso, os outros quatro desistiram de votar contra.

Comparação
A vereadora Perpétua Dantas (PSDB) tem se queixado de maneira exaustiva sobre a dificuldade que a oposição vêm enfrentando para obter mais detalhes do Finisa. Ela aponta que na legislatura anterior não houve esse problema durante apresentação do primeiro projeto para os parlamentares caruaruenses.

Destaques
Alguns vereadores de primeiro mandato vêm se destacando na Câmara de Caruaru pela atuação. Seja no discurso, mídias sociais ou proposituras. Aline Nascimento (Cidadania), Perpétua Dantas (PSDB), Cabo Cardoso (PP), Anderson Correia (PP), Mano do Som (DEM) e Jorge Quintino (PTB) são alguns deles.

Pela metade
Apesar de as sessões na Câmara de Caruaru estarem acontecendo de maneira presencial, ainda não é possível usar a tribuna da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. A previsão é que isso aconteça apenas na próxima quinta-feira (18), após alguns trâmites internos.

Embate
Na proporção em que as pautas polêmicas vão surgindo na Câmara de Caruaru, os embates entre os vereadores vão ficando mais intensos. Todo fim de ano o governo municipal envia um pacote de projetos para o Legislativo votar em regime de urgência. Um prato cheio para os que não concordam com a prática.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO