Cenário Político: Anderson deve perder protagonismo no PL

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
11 de novembro de 2021 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da quinta

Pré-candidato ao Governo do Estado ou ao Senado Federal, Anderson Ferreira pode ter seus planos frustrados com a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao Partido Liberal. A confirmação da entrada do chefe do Executivo foi feita ontem (10), pelo presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto. O prefeito do Jaboatão dos Guararapes vem atuando em sintonia com a prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB), que também tem seu nome cogitado para disputar a sucessão do governador Paulo Câmara (PSB) e cujo o partido atua na oposição a Bolsonaro. Existem grandes chances do comando do PL ir para as mãos de algum aliado do presidente, alterando toda a estratégia do Movimento Levanta Pernambuco. Caso isso aconteça, Anderson tem apenas a opção de permanecer na sigla e ter seus poderes reduzidos, sendo obrigado a abandonar o grupo que encabeça na tentativa de derrotar a Frente Popular no estado.

Indecisão
Antes de decidir se filiar ao PL, o presidente Jair Bolsonaro foi cortejado pelo PTB, PP e Republicanos. O martelo foi batido ontem (10) pela manhã, durante reunião com o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto. A ficha será assinada no dia 22 de novembro.

Travessia
Após a filiação de Bolsonaro ao PL, alguns parlamentares pernambucanos devem seguir esse mesmo caminho em busca da reeleição. É o caso de Alberto Feitosa (PSC), Clarissa Tércio (PSC) e Joel da Harpa (PP). Este último, já estava com o caminho pavimentado para a mudança.

Composição
A tendência é que o vice de Bolsonaro na chapa de 2022 venha do PP. Essa articulação tem sido feita pelo presidente nacional da sigla, ministro Ciro Nogueira. O movimento interfere diretamente nos planos de Eduardo da Fonte, que sonha em ser o senador da Frente Popular.

Troco
Em resposta ao movimento da deputada Priscila Krause em deixar o DEM para aderir a outro projeto da oposição, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (DEM) anunciou o apoio de quatro prefeitos nesta quarta-feira (10). O gestor sertanejo tem se articulado bem na tentativa de fortalecer seu palanque para 2022.

Agenda
O Movimento Levanta Pernambuco realiza mais uma edição nesta quinta-feira (11). Dessa vez, em Santa Cruz do Capibaribe. O grupo será recepcionado pela deputada Alessandra Vieira (PSDB) e pelo ex-prefeito Edson Vieira, que ontem (10), acompanhou Miguel Coelho (DEM) em alguns compromissos na Mata Sul.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO