Novo contrato do Finisa é aprovado na Câmara de Caruaru

Notícias
Publicado por Karol Matos
11 de novembro de 2021 às 19h29min
Foto: Vladimir Barreto

Foi aprovado por 20×3 em primeira discussão na Câmara de Caruaru, o Projeto de Lei do novo contrato de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) junto à Caixa Econômica Federal. 

A proposta autoriza o município a firmar um segundo contrato de R$ 130 milhões, que será utilizado para quitar o restante das parcelas do primeiro financiamento. Abatendo também o que já foi liquidado pelo município, a Prefeitura teria um saldo restante de R$ 50 milhões para utilizar em serviços de infraestrutura e saneamento. 

Todos os parlamentares participaram da sessão híbrida, sendo Filipe José (PTB) e Ranilson Enfermeiro (PSDB) em formato on-line. No início da semana, os vereadores da oposição, Cabo Cardoso (PP), Fagner Fernandes (PDT) e Perpétua Dantas (PSDB), realizaram uma audiência pública sobre o financiamento e, por diversas vezes ao longo da sessão, repetiram seus questionamentos em relação à “falta de transparência” em relação ao contrato que não detalha como será gasto o saldo final. 

Os destaques da sessão, além da oposição, foram o presidente da Casa, vereador Bruno Lambreta (PSDB), e os vereadores Aline Nascimento (Cidadania) e Anderson Correia (PL), que fizeram questão de defender o governo municipal de forma enfática. Este último, mesmo não oficialmente, assumindo o papel de líder do governo. Inclusive, embasando seus argumentos em dados do poder Executivo.

Por se tratar de matéria financeira, o Projeto de Lei precisou ser aprovado em dois turnos e eram necessários dois terços dos votos. A Casa fez um intervalo de 10 minutos para a segunda discussão, que seguiu o mesmo placar.

Veja como votou cada parlamentar:

Aline Nascimento (Cidadania) – Sim
Anderson Correia (PP) – Sim
Bruno Lambreta (PSDB) – Sim
Cabo Cardoso (PP) – Não
Carlinhos da Ceaca (MDB) – Sim
Edmilson do Salgado (PSDB) – Sim
Fagner Fernandes (PDT) – Não
Filipe José (PTB) – Sim
Galego de Lajes (MDB) – Sim
Irmão Ronaldo (PROS) – Sim
Isaac da Saúde (Cidadania) – Sim
Jorge Quintino (PTB) – Sim
Kátia das Rendeiras (Republicanos) – Sim
Leonardo Chaves (PSDB) – Sim
Lula Tôrres (PSDB) – Sim
Mano do Som (DEM) – Sim
Maurício Caruaru (Podemos) – Sim
Mery da Saúde (PSD) – Sim
Nelson Diniz (Cidadania) – Sim
Perpétua Dantas (PSDB) – Não
Ranilson Enfermeiro (PSDB) – Sim
Ricardo Liberato (PSDB) – Sim
Val Lima (PSL) – Sim

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO