Foi aprovado na sessão desta quinta-feira (04) da Câmara de Caruaru, o Projeto de Lei que autoriza o município a doar um novo terreno para a construção da sede do Poder Legislativo. A aprovação aconteceu por unanimidade em primeira discussão, mas é necessário que o texto passe por uma segunda discussão que acontecerá ainda hoje. Geralmente, os parlamentares seguem o mesmo posicionamento.
A Câmara já tinha uma área de 11.500 m², localizada na esquina com a Av. Brasil, que também foi doada pela Prefeitura em 2016, mas a Casa perdeu o espaço por não ter realizado qualquer construção e precisou devolver a posse ao Poder Executivo.
Com articulação do presidente Bruno Lambreta (PSDB) junto à Mesa Diretora, a Câmara conseguiu que o município doasse um novo terreno melhor localizado. Com mais de 12.000 m², o espaço fica também nas imediações da Av. Brasil, no bairro Universitário.
Funcionando atualmente em dois prédios nas Ruas 15 de Novembro e São Sebastião, no Centro de Caruaru, a Casa Jornalista José Carlos Florêncio tem uma despesa mensal de R$ 14 mil com aluguel. A Câmara tem um fundo criado ainda em 2014, para a construção da nova sede. O saldo hoje é próximo de R$ 3 milhões, que será utilizado apenas para este fim.
Depois que aprovada, a matéria segue para a sanção da prefeita Raquel Lyra (PSDB). A partir da publicação da Lei, o Legislativo terá dois anos para o início das obras e outros quatro para a conclusão, totalizando seis anos. Se o prazo não for cumprido, o espaço será novamente devolvido à Prefeitura.