Nos primeiros dias de disputas dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que está sendo realizado no Rio de Janeiro, Pernambuco já tem demonstrado sua força no desporto escolar. Ao todo, competindo com alunos/atletas na categoria 12-14 anos, o Estado já soma 13 medalhas conquistadas, sendo quatro de ouro, quatro de prata e cinco de bronze.
O destaque foi para o Ciclismo, com Kawani Sofia, da Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima, de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. A pernambucana foi responsável por arrematar o primeiro ouro de Pernambuco na competição, na prova de velocidade. Além disso, Kawani subiu novamente no ponto mais alto do pódio e faturou a medalha dourada na prova de circuito por pontos. “Muita gratidão e muita felicidade. Fiz provas muito boas e consegui me destacar, conquistando essas medalhas tão importantes para o meu Estado”, comemorou Kwani.
Além dela, Guilherme de Lima, da Escola Nossa Senhora do Amparo, em Surubim, faturou ouro no Karatê, enquanto no Taekwondo, Maria Eduarda Brandão, da Escola Menino Jesus, de Paulista, também brilhou e conquistou o primeiro lugar. “Não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo. Os campeões daqui, são os melhores do Brasil na modalidade. Agradeço muito aos meus treinadores e estou muito feliz por viver essa experiência única”, discursou Guilherme.
As pratas saíram das artes marciais e da luta olímpica. No Karatê, Ketelly Vitória, da Escola Municipal Doutor Rodolffo Aureliano, do Recife, conquistou o segundo lugar, assim como Gabriely Rodrigues, da Escola Anita Gonçalves (Paulista), no Taekwondo, e Gustavo Vieira, da Escola Recanto (Petrolina), no Judô. Na Luta Olímpica, a medalha de prata ficou estampada no peito de Emile de França, da Escola Vale das Pedreiras, de Camaragibe.
Responsável pelo pontapé inicial de Pernambuco no quadro de medalhas dos JEBs, Alice Medeiros arrematou a primeira medalha para o Estado na competição deste ano. Representando o Colégio Madre de Deus (Recife), ela levou bronze na Ginástica Rítmica.
No Atletismo, Kaline Joyce, da Escola Estadual Brigadeiro Eduardo Gomes (Recife), foi bronze no lançamento de martelo; Lucas Cruz, da Escola Maciel Pinheiro (Recife), e Gustavo Libório, do Colégio GGE (Caruaru), arremataram bronze no Karatê. Fechando a conta, na Luta Olímpica, o bronze ficou com José Bernardo, da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Gercino de Pontes (Recife).
Estão disputando os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) os atletas que foram campeões dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) 2021 na categoria 12-14 anos. A competição nacional, disputada no Parque Olímpico, teve início no dia 29 de outubro e se estende até o dia 5 de novembro.