A Prefeitura de Caruaru encerrou, nesta sexta (29), a campanha do Outubro Rosa na rede municipal de saúde. A última semana do mês de outubro contou com uma vasta programação alusão ao mês de conscientização sobre os riscos do câncer de mama e de colo uterino.
Durante toda a semana, foram realizadas várias ações para as usuárias do SUS, que são assistidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Saúde (CS). Já na Atenção Especializada, foram mais de 30 atividades, incluindo a ação promovida pelo Hospital Manoel Afonso (HMMA) para as servidoras da unidade. Na ocasião foram feitos exames citológicos, entre outros serviços.
A AME Saúde da Mulher encerrou a programação do Outubro Rosa com um encontro que contou com a presença da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB). Estiveram presentes, também, o vice-perfeito, Rodrigo Pinheiro (PSDB); a secretária de Saúde, Bárbara Florêncio; a secretária executiva de Atenção Especializada, Regulação e Farmácia, Domany Cavalcanti; e a secretária executiva de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Sarah Rafael.
Durante o mês, o município ainda promoveu um mutirão que ofertou mil mamografias, com o objetivo de regularizar a fila de espera de exames represados devido à pandemia da Covid-19, além de aumentar a demanda de exames citológicos, de colposcopia e de toque. As ações contaram também com palestras, rodas de conversa e orientações sobre prevenção e combate à doença.
“O Outubro Rosa marcou a retomada dos serviços com vários mutirões de saúde, mas é importante lembrar que os serviços estão à disposição da população durante todo o ano. A campanha é somente um reforço que serve para nos lembrar de manter os cuidados o ano inteiro”, disse a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio.