TSE cassa mandato de Fernando Francischini por fake news

Notícias
Publicado por Karol Matos
28 de outubro de 2021 às 14h30min
Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral cassou no início da tarde desta quinta-feira (28) o mandato do deputado estadual eleito pelo Paraná, Fernando Francischini (PSL-PR) por disseminação de fake news durante as eleições de 2018. Delegado de carreira na Polícia Federal, o deputado fez uma live no dia do pleito alegando fraude no processo de votação. Segundo entendimento do TSE, o fato teria contribuído para que ele pudesse se eleger com a maior votação do estado: 427.749 votos. Francischini, que também já foi deputado federal, é aliado do presidente Jair Bolsonaro.

Ele é acusado por uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político e de autoridade. Iniciado na terça-feira da semana passada, o julgamento foi retomado nesta quinta e finalizou com um voto contrário à cassação e seis favoráveis. Esta é a primeira vez que o tribunal cassa o mandato de um político por disseminação de fake news e desinformação.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, disse que o tribunal decidiu, por maioria, “cassar o diploma do recorrido e declarar sua inelegibilidade por oito anos, contados das eleições de 2018”. O magistrado determinou também “a imediata comunicação ao Tribunal Regional para que, independentemente da publicação do acórdão, proceda a retotalização das eleições para o cargo de deputado estadual do Paraná, computando-se como anulados os votos atribuídos aos recorridos nos termos do voto do relator”.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO