Cenário Politico: Raquel e Anderson travam disputa harmoniosa

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
20 de outubro de 2021 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da quarta 

Enquanto o conjunto de partidos da oposição liderado por Raquel Lyra (PSDB) e Anderson Ferreira (PL) não define quem vai disputar o Governo de Pernambuco no próximo ano, os dois prefeitos seguem fortalecendo seus nomes junto a possíveis apoiadores que integram as mais diversas regiões do estado.

No último sábado (16), Raquel recebeu em Caruaru, algumas lideranças que estudam apoiar a tucana no ano que vem, caso ela seja de fato oficializada candidata. Já nesta terça-feira (19), Anderson recebeu, no Complexo Administrativo do Jaboatão, a visita de um grupo de Goiana formado por vereadores, além de um ex-prefeito do município e um conselheiro tutelar. 

A união entre Raquel Lyra e Anderson Ferreira foi selada poucos dias antes de Miguel Coelho oficializar seu ingresso ao DEM e lançar pré-candidatura ao Palácio do Campo das Princesas. Um interlocutor de Raquel e Anderson confidenciou à coluna que tanto o PSDB, quanto o PL, estão se movimentando nos bastidores e quem tiver as melhores condições representará essa frente de partidos que ainda conta com PSC e Cidadania, em 2022. 

Mutirão – A Prefeitura de Caruaru tem realizado uma ação com o objetivo de captar crianças (de 0 a 3 anos) para os Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIs). Seis creches estão com vagas no município, o que é algo surpreendente, considerando que a busca por esse espaço é sempre maior que a oferta.

Revés – O deputado José Queiroz (PDT) perdeu uma importante peça para 2022. Trata-se do ex-vereador Sérgio Siqueira (PDT), que obteve 1.851 votos em 2020. A notícia caiu como uma bomba no colo de Queiroz, que sempre fez questão de exaltar Siqueira e tinha como certo o seu apoio na disputa pela reeleição no próximo ano.

Retorno – Com o anúncio da volta presencial dos trabalhos na Câmara Federal para a próxima segunda-feira (25), a tendência é que a Alepe também anuncie, em breve, a retomada das sessões de forma híbrida. De acordo com alguns parlamentares, os ajustes finais já estão em curso.  

Entrosamento – Um dia após receber a deputada Teresa Leilão (PT) e participar de uma reunião virtual com a deputada Marília Arraes (PT), a vereadora de Caruaru, Perpétua Dantas (PSDB) dialogou com a vereadora do Recife Liana Cirne (PT). A tendência é que em 2022, Teresa e Liana concorram a uma vaga na Câmara Federal. Já Marília, seja a senadora de Lula na chapa da Frente Popular.

Liderança – Apesar de estar filiado ao partido do deputado Erick Lessa (PP), o vereador Anderson Correia (PP), que recentemente ingressou na base do governo, possui todas as credenciais para assumir a liderança do governo Raquel Lyra (PSDB) na Câmara de Caruaru. O espaço está ocioso e cairia como uma luva para o estreante na Casa.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO