O governador do Piauí e presidente do Fórum Nacional de Governadores e governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse, em entrevista à Folha de S. Paulo, que o grupo quer a criação de um fundo com recursos de ações de estatais para estabilizar os preços dos combustíveis. Esta será, segundo ele, uma forma de manter os valores sem precisar reduzir o ICMS que é cobrado pelos Estados.
O imposto é criticado com frequência pelo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus apoiadores, que acusam os Estados pela alta dos combustíveis. Recentemente, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que é aliado do chefe do Planalto, defendeu a aprovação de uma proposta que altera o cálculo do ICMS estabelecendo uma média nacional dos preços dos dois anos anteriores, recalculada anualmente. Se aprovada, a matéria diminuirá a arrecadação dos Estados.
Em resposta, governadores de 18 Estados e do Distrito Federal assinaram uma carta ácida afirmando que “falar a verdade é o primeiro passo para resolver o problema”. Segundo os gestores, o ICMS é o mesmo nos últimos 12 meses, período em que a gasolina ficou, em média, 40% mais cara.