No seu penúltimo dia de atividades, a 13ª edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco promove, nesta segunda (11), a partir das 17h, um debate com a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), sobre manipulações na internet. O bate-papo, intitulado “Ei, Steve Bannon, aguarde: a poesia vai vencer!”, contará também com a participação do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco José Bertotti.
A atividade, que integra a programação do Círculo das Ideias da Bienal, será virtual e poderá ser acompanhada pela plataforma e-Bienal (https://www.e-bienal.com/ne-33). A mediação ficará a cargo da jornalista e pesquisadora Renata Mielli, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. A ideia é falar sobre fake news, algoritmos, disseminação de ódio, impactos da desinformação no cenário sociopolítico e a importância da leitura como ferramenta de combate à manipulação.
Este ano, a Bienal homenageia o educador Paulo Freire, cujo centenário de nascimento ocorreu em setembro, e a poeta Cida Pedrosa, vencedora do Prêmio Jabuti de Livro em 2020. Com o tema “Só existe uma vacina contra a Ignorância. Leia”, o evento se encerra nesta terça (12), após 120 horas de programação presencial e online.