Cenário Político: Lula aponta prioridades para 2022

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
5 de outubro de 2021 às 00h00min
Foto: Divulgação/PT

Coluna da terça

Um dia após a realização de manifestações contra Bolsonaro, o ex-presidente Lula desembarcou em Brasília para uma série de reuniões com integrantes do PT, além de outras lideranças políticas. Um dos primeiros encontros foi com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que além de vice-presidente nacional do PSB é considerado um dos principais interlocutores entre as duas siglas.

Apesar de pontuar bem nas pesquisas, Lula tem colocado como uma das prioridades para a próxima legislatura a ampliação da bancada petista no Congresso Nacional, que hoje em dia é composta por 53 deputados e seis senadores. Nesta segunda-feira (04), o ex-presidente se reuniu com esses parlamentares, onde foi feita uma avaliação dos atos realizados no último sábado (02) e também estratégias para a eleição de 2022.

Atualmente, Pernambuco conta com três representantes do Partido dos Trabalhadores na Capital Federal: Humberto Costa, Carlos Veras e Marília Arraes. Os dois últimos com os nomes sempre lembrados para concorrer ao Senado na chapa da Frente Popular. Em 2018, a união entre esses dois partidos deu certo, e a retomada dessa parceria pode novamente render resultados positivos para ambos.

Palanque único – Em conversa com a coluna, o deputado Carlos Veras (PT) afirmou que os diálogos com o PSB continuam, tendo como finalidade a construção de uma frente ampla a nível nacional. O petista também disse que o ex-presidente Lula quer um palanque único em Pernambuco, o que selaria de vez a retomada da aliança.

Vantagem – Com a queda de três das principais redes sociais ontem (04), alguns presidenciáveis aproveitaram a oportunidade para turbinar seus canais no Telegram. A diferença ente eles é imensa. Bolsonaro lidera com quase 1 milhão de inscritos. Já Lula e Ciro juntos, possuem pouco mais de 50 mil.

Apuração – Deputados e senadores da oposição reagiram à revelação de uma empresa offshore milionária em paraíso fiscal no nome do ministro da Economia, Paulo Guedes, e protocolam pedidos para que sejam abertas investigações por improbidade administrativa. A bancada do PSOL também quer a abertura de uma CPI para investigar possível conflito de interesse por parte de Guedes.

União – Em entrevista à Revista Veja, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), cogitou abrir mão de disputar à Presidência da República com o intuito de unir a 3ª via, mesmo que ele seja escolhido nas prévias para representar o partido. “Se ficarmos fracionados, não teremos uma terceira via”, disse.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO