Coluna da terça
A semana iniciou quente no ninho socialista, após a declaração do presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, pregando “unidade partidária, lealdade e respeito à convivência interna”. Nas entrelinhas, a fala foi entendida como um recado principalmente ao deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB), que tem construído de forma independente um projeto para a Câmara Federal no próximo ano.
O posicionamento de Sileno veio a público depois de uma reunião com o líder do PSB, Danilo Cabral, que nos bastidores é apontado como um dos mais prejudicados com os movimentos realizados pelo primeiro secretário da Alepe. Atualmente o PSB é a sigla pernambucana com o maior número de deputados em Brasília, sendo cinco ao todo e a manutenção desses mandatos será prioridade para a legenda.
Clodoaldo Magalhães que possui uma forte atuação na Mata Sul, foi o sexto estadual mais votado em 2018, o que projetou o deputado a tentar um voo mais alto no próximo ano, mesmo que isso custe sua saída do partido, como sugeriu Sileno Guedes. Aliados de Miguel Coelho (DEM) já estão atentos aos próximos movimentos para cair em campo e tentar atrair o novo desafeto socialista.
Silêncio – Após o duro recado do presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, o deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) resolveu adotar o silêncio como estratégia, não se sabe por quanto tempo, já que o assunto tem tudo para ganhar uma maior proporção nos próximos dias.
Negacionista – O deputado Alberto Feitosa (PSC), que recentemente adotou o caminho da radicalização na política, foi o único membro da CCJ da Alepe que votou contra a obrigatoriedade de vacinação para servidores estaduais. Com a aproximação das eleições, o parlamentar busca uma identidade maior com os apoiadores de Bolsonaro.
Desabafo – A deputada estadual Priscila Krause (DEM), que é oposição ao Governo de Pernambuco, defendeu a obrigatoriedade da vacinação para servidores do Estado, na sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Alepe, nesta segunda-feira (27). A parlamentar se emocionou ao lembrar da mãe dela, que morreu de Covid-19 apenas 14 dias antes do início da vacinação para sua idade.
Defesa – O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) participou presencialmente da abertura da Comissão Especial da PEC-23, que vai analisar a proposta do Governo Federal em parcelar os precatórios em dez anos. Ele criticou a medida e defendeu que os precatórios do Fundef fiquem fora do parcelamento.
Entrega – O ministro do Turismo, Gilson Machado, fará, nesta terça (28), a entrega da Praça da Cultura, em Caruaru. A construção do equipamento foi iniciada na gestão do ex-prefeito Zé Queiroz (PDT) e parte dos recursos foram conseguidos pelo deputado Wolney Queiroz (PDT). Por conta de problemas com a empresa que venceu a licitação, a praça não foi concluída dentro do prazo.