Cenário Político: agendas positivas contribuem com projeto de Miguel

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
16 de setembro de 2021 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da quinta

Se por um lado o alinhamento com o governo Bolsonaro deve pesar de forma negativa contra Miguel Coelho no próximo ano, o prefeito de Petrolina tem a seu favor uma sequência de agendas positivas. Em meio a crise econômica e sanitária causada pela pandemia da Covid-19, o município foi o segundo no estado que mais gerou novos postos de trabalho em julho, ficando atrás apenas do Recife.

Reeleito em 2020 com uma expressiva votação, Miguel tem justificado na prática o motivo da sua alta aprovação entre os petrolinenses. Além de um amplo investimento em obras de infraestrutura, o gestor tem atraído grandes empresas a exemplo de dois atacadistas, que juntos, irão gerar cerca de 1.100 empregos diretos e indiretos.

Potencial nome para concorrer ao Governo do Estado em 2022, Miguel tem atuado para construir um arco de alianças em torno do seu projeto. Com a fusão entre DEM e PSL já em curso, o prefeito largará em vantagem por fazer parte de uma sigla que possuirá a maior bancada da Câmara Federal. O clima favorável que embala Miguel pode ajudar a atrair apoiadores para seu palanque, sendo esse um importante diferencial dos demais oponentes.

Travessia – O deputado estadual Romero Sales Filho (PTB) deve disputar sua reeleição em 2022 pelo Podemos, que estadualmente é comandado pelo deputado federal Ricardo Teobaldo. Outro que deve reforçar a chapa é Wanderson Florêncio (PSC). Os três estiveram juntos ontem (15), em Brasília.

Conquista – A passagem do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PP), por Brasília, rendeu resultados positivos para o município. O gestor conseguiu destravar quase R$ 10 milhões no FNDE e nos Ministérios da Infraestrutura e Saúde.

Prêmio – A 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa de Pernambuco receberá a premiação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, pela participação no Projeto CICA Cidadania. O deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) comemorou bastante a conquista.

Saindo – Já o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, ficou de fora da lista das 100 pessoas mais influentes do mundo. No ano passado, o chefe do Planalto e o influenciador digital Felipe Neto estavam na lista. O presidente também estava na seleção de 2019.

Entrando – A empresária Luiza Trajano está entre as 100 pessoas mais influentes do mundo. Ela é a única brasileira a fazer parte do rol. A lista anual foi divulgada pela revista Time na última terça-feira (14) e o responsável por escrever o texto que apresenta a proprietária do Magazine Luiza foi o ex-presidente Lula.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO