Cenário Político: a busca incessante pela terceira via

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
14 de setembro de 2021 às 00h00min
Foto: Amanda Perobelli

Coluna da terça

Os atos realizados no último domingo (12), em pelo menos 15 capitais do país, reafirmaram a dificuldade que será fugir da polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT), na próxima eleição. Convocadas pelo Movimento Brasil Livre (MBL), as manifestações foram consideradas um verdadeiro fiasco, por conta da baixa adesão do público.

Na procura de furar a bolha eleitoral, alguns presidenciáveis que buscam se projetar como nome da terceira via se arriscaram a participar dos atos, a exemplo de Ciro Gomes (PDT), que não tem medido as palavras para criticar Bolsonaro e Lula. Os apoiadores do ex-ministro acreditam que o atual chefe do Executivo vai desidratar e que o pedetista conseguirá chegar ao 2° turno em 2022.

Apesar da grande parcela de eleitores que não compactuam com a radicalização formada entre bolsonaristas e petistas, alguns especialistas acreditam que ainda não existe espaço para terceira via. O primeiro teste para esse movimento mostrou que ainda há um longo caminho para que o centro e a direita construam um nome capaz de derrotar Bolsonaro e Lula nas urnas.

Xadrez – Não demorou muito tempo para Raquel Lyra (PSDB) recompor o seu tabuleiro. A ida de Anderson Correia (PP) para a base governista contribui para aproximar a prefeita de Caruaru da causa animal, pauta na qual ela sempre recebeu muitas críticas por parte do líder da oposição, vereador Fagner Fernandes (PDT).

Início – O primeiro encontro entre a prefeita Raquel Lyra (PSDB) e o vereador Anderson Correia (PP) foi ainda no início de agosto. A reunião serviu para o parlamentar apresentar a Comissão dos Direitos dos Animais e sobre o programa de regulamentação das carroças – tração animal – em Caruaru. Desde então, a ida de Correia para a base passou a ser cogitada.

Obra estruturadora – A Prefeitura do Recife iniciou ontem (13) as obras do novo projeto da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão. A intervenção que está orçada em R$ 38 milhões prevê um elevado de 170 m de extensão, 20,65 m de largura e 12,18 m de altura, com calçadas de 1,5 m e ciclofaixa de 1,5 m de largura em cada lado. A ponte também será responsável por reduzir a distância entre bairros importantes da capital pernambucana.

Referência – O prefeito Miguel Coelho esteve nesta segunda-feira (13) em João Pessoa (PB), participando do lançamento da Dome Ventures, incubadora de startups especializadas na área de governos. Na ocasião, o gestor petrolinense compartilhou um pouco das ações implantadas por ele na Capital do São Francisco.

Abandonada – A ex-deputada Flordelis completou, nesta segunda-feira (13), 30 dias de prisão na penitenciária Talavera Bruce, no Rio de Janeiro. De acordo com a defesa, ela está no setor de mulheres com comorbidades e tem participado de cultos. Os advogados informaram ainda que a pastora não recebeu visita de qualquer parente. Flordelis tem 55 filhos ao todo, sendo três biológicos e 52 adotados.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO