Coluna da terça
Não há motivos para o presidente Jair Bolsonaro não ter uma candidatura ao Governo de Pernambuco, no próximo ano. Muito pelo contrário! Ele vai precisar de um palanque no estado para fortalecer seu projeto de reeleição. O nome mais cotado é o de Gilson Machado e há quem aposte na probabilidade de o ministro do Turismo não ter menos de 10% dos votos.
Uma candidatura genuinamente bolsonarista também poderia contribuir para forçar um 2° turno. A última vez que os pernambucanos vivenciaram uma eleição estadual nesse formato foi em 2006, quando Eduardo Campos (PSB) derrotou o então governador Mendonça Filho (DEM) com uma diferença de quase 31%, iniciando ali uma hegemonia socialista no estado.
A conta que tem sido feita é de que a oposição deve apresentar três candidaturas para concorrer ao Palácio do Campo das Princesas em 2022, subindo no mesmo palanque apenas no 2° turno, caso ocorra. Derrotar a Frente Popular não é uma tarefa nada fácil e se porventura a estratégia não for bem aplicada, o fracionamento dos nomes pode acabar se tornando uma armadilha perigosa.
Manifestação – Em Pernambuco, os apoiadores do presidente da República se mobilizam para se encontrar neste 7 de Setembro na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Existe uma expectativa para saber o tom que será adotado pelos bolsonaristas, que prometem comparecer em peso no local.
Tensionamento – Desde a noite de ontem (06), a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, se tornou um verdadeiro caos. Com o consentimento da PM, apoiadores de Bolsonaro furaram o bloqueio montado para que os manifestantes não seguissem em direção ao Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. Os mais exaltados prometiam invadir o STF.
Pronunciamento – Através de um vídeo publicado na internet, o ex-presidente Lula se pronunciou sobre o 7 de Setembro, exaltando os anúncios que fez durante os seus governos nesta data. Já o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) usará da mesma plataforma para enviar a sua mensagem aos brasileiros nesta terça-feira (07), às 08h.
Engavetada – A PEC do fim do foro privilegiado completou, nesta segunda-feira (06), mil dias que está pronta para ser analisada. A proposta extingue o foro para cerca de 55 mil autoridades, mantendo o benefício — de ser julgado em instâncias superiores — somente para presidente da República, vice-presidente da República, presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal.
Delírio – Com o pai preso, a ex-deputada Cristiane Brasil (PTB), falou nesta segunda-feira (06) em marchar sobre o sangue dos comunistas, nos atos de 7 de Setembro. A filha de Roberto Jefferson ainda comparou os grupos que protestarão hoje aos judeus que fugiram da escravidão do Egito.