O 7 de Setembro marca um período de grande expectativa para os pernambucanos: a abertura do verão. É que, embora não seja a data oficial do início da estação do sol no calendário, para a população do Estado, especialmente os recifenses, ela é tradicionalmente considerada o início do verão.
E se o restante da temporada seguir os dados apontados pela pesquisa feita pela Empetur para o feriadão da Independência, as previsões para o período são muito animadoras. O destino com maior taxa de ocupação é Fernando de Noronha, que tem estimativa de 100% de ocupação da rede hoteleira. Na sequência, vêm Triunfo, no Sertão, e Bonito, no Agreste, com 91,25% e 87,5%, respectivamente. de Ipojuca (Porto de Galinhas), vai operar com 80% de ocupação.
Outros destinos que devem registrar resultados positivos são Igarassu e Tamandaré, que ocupam a quarta e quinta colocação na pesquisa, com 86% e 83%. O ranking também acompanha os bons desempenhos de Gravatá, 76,25%; Recife, 75,12%; Petrolina, 72,4%; Cabo, 71,33%, e Paulista, 70%. No Estado, a média de ocupação de toda a rede hoteleira é de 65%.
Os bons dados em cidades fora do litoral confirmam que, cada vez mais, cresce a procura por regiões além do litoral, que ganharam destaque no programa de interiorização do Governo do Estado, o Bora Pernambucar. Ainda segundo o levantamento, os visitantes devem permanecer por 2,6 dias nos destinos no feriado.
“O verão é o período mais importante para o turismo local e gera incremento nos vários serviços da cadeia turística, hotéis, restaurantes, empresas de receptivo e agências de viagens. Com a flexibilização das atividades, seguindo os protocolos de segurança, Pernambuco tem atraído cada vez mais turistas para conhecer nossas belezas com segurança. Esses bons índices esperados de ocupação, com Noronha com 100% da capacidade, e Porto de Galinhas com 80%, por exemplo, nos deixam muito animados”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.
As boas previsões para o verão são reforçadas pelos resultados positivos que vêm sendo obtidos pelo Aeroporto do Recife nos últimos meses. Principal porta de entrada de turistas no Estado, o terminal já recuperou 92% da movimentação de passageiros, comparado com o ano de 2019, segundo análise da Empetur. Os dados são referentes ao mês de julho, quando 726 mil pessoas passaram pelo aeroporto (chegando e saindo).