Alepe aprova PEC que autoriza Governo de Pernambuco a concluir a Transnordestina

Notícias
Publicado por Karol Matos
27 de agosto de 2021 às 09h17min
Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou a Proposta de Emenda à Constituição 17/2021, permitindo que o Governo do Estado possa continuar a obra da ferrovia Transnordestina, concluindo o ramal ferroviário do Sertão até o Porto de Suape – Ramal Suape.

Ainda neste mês, o governador Paulo Câmara (PSB) tinha se reunido com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que informou ao gestor a descontinuidade da ferrovia da concessão federal, liberando, assim, que o Estado possa assumir os serviços.

Entretanto, no dia seguinte ao encontro, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que é líder do governo na Casa Alta, confrontou Freitas, que voltou atrás e disse que o Governo Federal iria assumir a responsabilidade pela obra. “Nós vamos dar uma solução, e Pernambuco será atendido”, garantiu o ministro.

Já na semana passada, a 3ª Vara Federal do Recife intimou a União e Tarcísio Gomes de Freitas, para que apresentem, em 30 dias, justificativa técnica sobre o imbróglio envolvendo o Ramal de Suape na rodovia.

A execução da Ferrovia Transnordestina custou aos cofres federias, até o ano de 2021, no mínimo, R$ 5 bilhões, tendo sido concluída, até o momento, mais da metade de suas obras. Com a aprovação da Alepe, o Governo de Pernambuco poderá realizar uma nova concessão para concluir o Ramal Suape. Resta saber se o ministro deve cumprir a promessa feita a FBC ou abrir mão e entregar a ferrovia nas mãos de Paulo Câmara.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO