Durante sessão que entrou pela noite desta quinta-feira (26), a Câmara Municipal de Caruaru derrotou um total de sete emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de autoria da vereadora Perpétua Dantas (PSDB).
Apesar do parecer favorável do jurídico da Casa e das comissões, as propostas foram praticamente todas rejeitadas por 18×04, com todos os parlamentares que foram contrários fazendo parte da base governista. As matérias tinham ações voltadas para a zona rural, políticas públicas para minorias, cultura, educação, serviços públicos e meio ambiente.
Em reserva, um dos vereadores informou ao Blog Cenário que houve um movimento contra a atuação da tucana. “A oposição se isolou hoje e só perdeu porque Perpétua personalizou, esqueceu seus pares e se tornou a guardiã da verdade, e professora de todos os vereadores e vereadoras. Esse sentimento é unânime”, disse.
Desde o início do mandato Perpétua tem batido de frente com o governo Raquel Lyra (PSDB), do qual fazia parte desde o início da gestão. Eleita como vereadora mais votada em 2020, ela optou por entrar em rota de colisão com a gestão municipal a partir da votação da Mesa Diretora, quando fez um discurso efusivo na defesa do nome de Lula Tôrres (PSDB) para a presidência. Uma observação é que o ex-presidente da Câmara, que também tem atuado contrário à situação, hoje, diferente do que vem ocorrendo, negou todas as emendas da correligionária.
Ainda durante a sessão, a parlamentar falou sobre a derrota. “Eu sou muito tranquila com relação a esses processos de votação, isso é natural, isso faz parte da luta. Quem vem de movimento estudantil, quem vem do encontro do diálogo com os movimentos sociais, com os conselhos, está acostumado a ser colocado numa situação difícil, mas o meu nome é resistência. Vamos resistir, vamos lutar, e nada vai intimidar a nossa luta”, desabafou.
Pelo visto, a presença da parlamentar no ninho tucano tem sido algo cada vez mais insustentável, e tudo leva a crer que sua saída do partido está cada vez mais próxima. Só resta saber se ela deve ou não aguentar até que se abra a janela de transferência. Daqui para lá, Perpétua deve ser cada vez mais anulada dentro da Casa Jornalista José Carlos Florêncio.