Cenário Político: Marília continua sendo a maior ameaça ao PSB

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
19 de agosto de 2021 às 00h00min
Foto: Ricardo Labastier

Coluna da quinta

A pouco mais de um ano das eleições, o instituto de pesquisas Plural trouxe alguns números sobre a sucessão eleitoral para os cargos de governador e senador, em Pernambuco. A deputada federal Marília Arraes (PT) lidera a disputa tanto para o Palácio do Campo das Princesas, quanto para a Casa Alta, com 25% e 44%, respectivamente. Dígitos bem superiores aos dos seus adversários.

Em 2018 Marília também exercia favoritismo no período pré-eleitoral, mas foi rifada em nome de um acordo nacional. Agora, mesmo com um cenário confortável para a deputada, a história deve se repetir, já que dificilmente ela será a candidata do seu partido para concorrer ao Governo do Estado, principalmente depois da visita do ex-presidente Lula ao seu estado natal, que praticamente selou a retomada da aliança entre o PT e PSB.

A conta não é muito complicada. Caso o PSB decida trilhar por outro caminho que não seja o de apoiar Lula em 2022, o PT estaria livre para bancar uma suposta candidatura de Marília Arraes ao Palácio, ameaçando os planos dos socialistas. Ainda segundo a sondagem, o ex-presidente é o maior cabo eleitoral da eleição estadual, com 61%, abrindo mais espaço para que a sigla alcance o protagonismo desejado no pleito do próximo ano.

Possibilidade – Como na política nada é impossível, existe a possibilidade de a deputada Marília Arraes (PT) compor a vaga ao Senado na chapa da Frente Popular. Esse foi o sentimento que ficou após a passagem de Lula por Pernambuco. Apesar das divergências da parlamentar com o PSB, a chance não está descartada.

Conectividade – O Partido dos Trabalhadores em Caruaru realizou um evento, na noite de ontem (18), para receber novos filiados e anunciar a criação de um site para divulgar as ações no município. O encontro, que aconteceu em formato híbrido, contou com atividades culturais e um bate-papo entre o presidente do PT Caruaru, Leo Bulhões, e a dirigente nacional do partido e líder do PT na Alepe, deputada Teresa Leitão. Mesmo não conseguindo eleger nenhum vereador na eleição passada, a sigla continua tentando se fortalecer na cidade.

Terceira via – Na busca para construir a tão sonhada terceira via na eleição de 2022, lideranças de nove partidos se reuniram, nesta quarta-feira (18), em um almoço que aconteceu na sede do PSDB em Brasília. Participaram do encontro representantes do DEM, MDB, Cidadania, Podemos, PV, Solidariedade, Novo e PSL. Até grupo de WhatsApp foi montado pelo conjunto, que, inclusive, conta com o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta.

Cidadania – O Ministério Público de Pernambuco implanta hoje (19), em Caruaru, o ‘Orelhão Digital’. O projeto tem a finalidade de promover o acesso dos cidadãos aos serviços disponibilizados pelo poder público através de ferramentas digitais. A proposta é ampliar o acesso às pessoas que não têm conexão com a internet e às que encontram dificuldades com o uso de equipamentos de informática.

Suporte – O ‘Orelhão Digital’ vai oferecer serviços de atendimento à Celpe, Compesa, INSS, Detran, Expresso Cidadão, delegacias, redes municipal e estadual de saúde, Receita Federal, além de consultas a processos em andamento no Ministério Público Estadual e no Tribunal de Justiça de Pernambuco, bem como a participação de audiências virtuais.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO