FBC cobra ministro sobre conclusão do Ramal de Suape

Notícias
Publicado por Karol Matos
17 de agosto de 2021 às 18h30min
Foto: Divulgação

No dia seguinte à reunião entre o governador Paulo Câmara (PSB) e o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, onde ficou acordado que a obra do Ramal Suape da Transnordestina poderá ser concluída pelo Governo do Estado, por meio de concessão, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que é líder do governo na Casa Alta, confrontou o chefe da pasta durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura.

“A Transnordestina tem 15 anos de concessão e até agora não se materializou na sua plenitude. No início do governo do presidente Bolsonaro, eu defendi a rescisão do contrato de concessão. Essa obra não pode ser tocada a passos de tartaruga. Agora, houve uma decisão e, inicialmente, se disse que o terminal de Suape ficaria de fora da Transnordestina por uma decisão do Governo Federal. Como se o governo estivesse prestigiando Pecém em detrimento de Suape”, disse o senador.

Fernando Bezerra cobrou uma solução e defendeu que o novo investidor tenha o direito de passagem garantido para poder transportar o minério de ferro do Piauí até o terminal privado em que será transformada a Ilha de Cocaia no Porto de Suape.

Segundo o ministro Tarcísio de Freitas, diante da inviabilidade de se construir o trecho ferroviário até Suape pelo contrato de concessão da Transnordestina, o Governo Federal vai assumir a responsabilidade pela obra.

“Temos trabalhado para fazer um termo aditivo, e a ideia é que a gente deixe com a concessionária a perna da ferrovia no Ceará e toma de volta a perna de Pernambuco, que passa a ser de responsabilidade nossa. Nós vamos dar uma solução, e Pernambuco será atendido. Já estamos trabalhando para ter um terminal privado, e acredito que temos instrumentos para isso”, garantiu o ministro.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO