Após reação de professores, Clarissa recua e retira projeto

Notícias
Publicado por Karol Matos
17 de agosto de 2021 às 15h45min
Foto: Roberta Guimarães

A deputada estadual Clarissa Tércio (PSC) decidiu retirar de tramitação o Projeto de Lei 2480/2021, que pedia a obrigatoriedade de exames toxicológicos para professores das escolas públicas de Pernambuco. A justificativa é que o documento passará por uma análise e melhoria do texto.

A parlamentar propunha que o teste fosse feito antes da admissão do profissional e repetido anualmente para detectar o uso de drogas dos tipos anfetaminas e metanfetaminas, maconha (e derivados), cocaína (e derivados), mdma e mde, opiáceos e ectasy. 

O PL atiçou a fúria dos profissionais de educação, que reagiram através de uma nota em repúdio divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe). Esse não é o primeiro entrave entre a parlamentar e a classe. Em maio deste ano, Clarissa decidiu vistoriar uma escola estadual localizada em Camaragibe, depois de, segundo ela, ter recebido denúncias de “doutrinação sobre ideologia de gênero” na instituição.

Na época do fato, o sindicato fez uma denúncia ao MPPE, alegando que a parlamentar constrangeu profissionais da unidade de ensino, e entrou no local sem o uso de máscara e acompanhada de seguranças armados. O Sintepe ainda entregou um documento à Comissão de Educação da Assembleia, pedindo atenção aos posicionamentos da parlamentar em assuntos que atingem a categoria.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO