Líder nas pesquisas, o ex-presidente Lula desembarcou hoje (15), no Recife, para uma série de conversas em busca de apoio para o seu palanque no próximo ano. O primeiro compromisso foi com integrantes do PT. Estiveram presentes o senador Humberto Costa, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores, além de dirigentes partidários.
Lula também teve reuniões com lideranças do PCdoB e PSOL. Este último pode lançar candidatura ao Governo de Pernambuco, mas nacionalmente a tendência é de que apoie o petista. Quem também fez questão de procurar o ex-presidente foi o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT), que há algum tempo já anda em rota de colisão com o seu partido.
O petista encerra os encontros deste domingo com um jantar no Palácio do Campo das Princesas, com as presenças do governador Paulo Câmara (PSB), do prefeito do Recife, João Campos (PSB), além de outros integrantes do PT e PSB. Uma nova aliança entre as duas legendas vem sendo trabalhada nos bastidores.
Já nesta segunda-feira (16), o pré-candidato à Presidência da República se reúne com os deputados Sebastião Oliveira (Avante), Silvio Costa Filho (Republicanos), Eduardo da Fonte (PP) e Raul Henry (MDB). Os três últimos presidentes estaduais dos seus partidos. O emedebista sempre foi crítico dos governos do PT, mas existe um esforço de diversas forças na tentativa de vencer o presidente Jair Bolsonaro no próximo ano.
Uma visita a um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e um encontro com representantes de movimentos sociais também está previsto para amanhã.