Coluna da sexta
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), vai emplacando uma série de agendas com personagens políticos de outros municípios e estados. A presidente estadual do PSDB iniciou a semana filiando a prefeita de Catende, Dona Graça. O ato reuniu dezenas de lideranças da Mata Sul, que fizeram questão de receber a comandante de uma das mais importantes cidades do interior.
Após o ato de filiação, Raquel passou por São Benedito do Sul e finalizou o roteiro com uma visita à prefeita de Cortês, Fátima Borba (Republicanos), que apesar de ser aliada do deputado Silvio Costa Filho (Republicanos), cotado para disputar o Senado na chapa da Frente Popular, não poupou elogios a uma das principais representantes da oposição.
Já na última quarta-feira (11), Raquel Lyra recebeu em seu gabinete a prefeita de Bela Vista de Minas, Samantha Enfermeira (PSDB), que desembarcou com sua equipe na Capital do Agreste para trocar experiências de governo. Ela foi vereadora e cumpre seu primeiro mandato na cidade de pouco mais de 10 mil habitantes.
A chefe do Executivo municipal recebe hoje (13), em Caruaru, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Ele é um dos nomes do partido para disputar a Presidência da República no próximo ano. A expectativa é que ele dê um gás extra à tucana que, aos poucos, tem trocado a postura de prefeita pela de pré-candidata.
Estratégia – O Cidadania, que é presidido em Pernambuco pelo deputado Daniel Coelho, realiza um encontro estadual amanhã (14), em Caruaru. A escolha da cidade não é por acaso, já que o parlamentar recebeu quase 10 mil votos no município e é um dos maiores entusiastas da prefeita Raquel Lyra (PSDB) na corrida pelo Governo de Pernambuco.
Adiado – O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), faria uma visita hoje (13) para conceder uma série de entrevistas em emissoras de rádio de Caruaru, mas devido à viagem do governador do Eduardo Leite até a Capital do Agreste, Anderson decidiu remarcar a agenda para não disputar as atenções com o tucano gaúcho.
Regresso – Não está confirmado, mas existe a expectativa de o deputado João Paulo (PCdoB) aproveitar a passagem do ex-presidente Lula pelo Recife para oficializar seu retorno ao PT. Ainda em maio, o ex-prefeito da capital pernambucana disse que estaria de malas prontas para voltar ao partido que o revelou para política.
Atuação – A aprovação do projeto que permite a criação de federações partidárias tem a digital da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB). Ela passou os últimos dias em Brasília em intensa articulação. O novo formato que já passa a valer a partir do próximo ano, beneficia os comunistas que corriam grandes chances de esbarrar na cláusula de desempenho, caso o sistema continuasse como está.
Autonomia – A deputada estadual Simone Santana (PSB) apresentou um projeto que visa proibir a exigência de autorização dos maridos para implantes de DIU em mulheres casadas. O texto ainda propõe penalizar os profissionais e planos de saúde que exigirem consentimento do cônjuge para aplicação de métodos contraceptivos.