Cenário Político: presidenciáveis aportam em Pernambuco

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
12 de agosto de 2021 às 00h00min
Foto: Gustavo Mansur

Coluna da quinta

Em cenários completamente diferentes, dois presidenciáveis visitam Pernambuco nos próximos dias. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), busca apoio dos tucanos para vencer as prévias internas que acontecem em novembro e tentar se viabilizar como uma alternativa da 3ª via. Já o ex-presidente Lula (PT), que lidera todas as pesquisas, faz um périplo pelo Nordeste para debater com lideranças políticas os rumos do Brasil.

Conduzida pela prefeita e presidente estadual do PSDB, Raquel Lyra, a agenda de Eduardo nesta sexta-feira (13) inicia na capital pernambucana, numa visita ao Porto Digital. Depois o tucano segue para Caruaru, onde conhece o Alto do Moura e logo em seguida conversa com a imprensa. A programação do governador finaliza com um ato político em uma casa de recepções, onde deve reunir os principais quadros do partido na região.

Dois dias depois quem aporta no Recife é Lula. O petista janta com o governador Paulo Câmara (PSB) no Palácio do Campo das Princesas e o prato principal do menu deve ser o retorno da aliança com os socialistas. Na segunda-feira (16), o líder-mor do PT tem um encontro marcado com representantes de movimentos sociais. Diálogos com outros personagens da política estadual também estão no radar.

Não é nenhuma surpresa que Pernambuco faça parte do roteiro dos pré-candidatos, já que é um dos estados mais importantes do Nordeste, região onde Bolsonaro perdeu nos dois turnos em 2018. A terra dos altos coqueiros sempre ocupou lugar de destaque no cenário nacional e como a próxima eleição será diferente de todas as outras, esse poderá ser o detalhe que fará toda a diferença na caminhada dos postulantes ao Planalto.

Meta – Durante uma inauguração em Brasília, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sugeriu a possibilidade de retirar o uso obrigatório de máscaras até o fim do ano. De acordo com ele, até dezembro toda a população brasileira estará vacinada contra a Covid-19.

Palanque – Durante o discurso de Marcelo Queiroga na inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS), chamou atenção o tom político usado pelo ministro. Ele é cogitado pelo Planalto como possível candidato ao Senado. A aposta é que, com o avanço da vacinação, o chefe da pasta leve o crédito pela melhora do quadro da pandemia e se cacife para as eleições de 2022.

Recados – Nos bastidores, os últimos posicionamentos do senador Fernando Bezerra (MDB) e do deputado Fernando Filho (DEM) foram enxergadas como uma tentativa de descolamento do Palácio do Planalto e uma sinalização ao Palácio do Campo das Princesas. Aliados do presidente Bolsonaro já não escondem a insatisfação com os Coelho.

Ausentes – Nesta quinta-feira (12), o governador Paulo Câmara (PSB) desembarca em Petrolina para a assinatura de ordens de serviço de infraestrutura, incluindo a contratação das obras da PE-655, e nas áreas de educação e desenvolvimento econômico. O detalhe fica para a ausência dos Coelho, que só retornam da capital federal amanhã (13).

Alterações – O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 339 votos a 123, o texto-base da PEC da reforma eleitoral. Conforme acordo entre a maior parte dos partidos, será retirado do texto da relatora, deputada Renata Abreu (Podemos), o uso do “distritão” nas eleições de 2022 para deputados. Entre outras medidas, o texto também prevê a volta das coligações para eleições proporcionais e o fim do segundo turno para presidente da República.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO