Coluna do sábado
Após a acirrada disputa pela Prefeitura do Recife entre Marília Arraes e João Campos, no ano passado, PT e PSB ensaiam o retorno de uma aliança para 2022. Os gestos já vêm acontecendo de ambos os lados. E com a visita do ex-presidente Lula a Pernambuco programada para os dias 15 e 16 deste mês, a expectativa é que o debate sobre o assunto esquente.
O deputado e presidente estadual do PT, Doriel Barros, tem defendido que o partido busque exercer um papel de protagonismo na eleição do próximo ano, independente de uma candidatura própria ao Governo de Pernambuco. Mas, pelo tom, a meta é conquistar um espaço na majoritária, caso a união com os socialistas seja mesmo confirmada.
O trunfo do Partido dos Trabalhadores no estado é a força que Lula detém na região. Esse fator não só deve contribuir para fortalecer a chapa majoritária, como também impulsionar as candidaturas proporcionais. De acordo com Doriel, o PT vai buscar ampliar suas bancadas e, para que isso aconteça, a legenda já está trabalhando internamente para organizar sua base.
Agenda pelo interior – A deputada estadual Teresa Leitão (PT) estará em Bezerros e Caruaru neste sábado (07), onde cumpre uma série de reuniões com lideranças políticas locais. A petista participará de debates sobre a conjuntura política e as perspectivas para 2022.
Fortalecendo os laços – Com o intuito de estreitar as relações institucionais com o Poder Legislativo, membros do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG) estiveram reunidos com a bancada federal de Pernambuco nesta sexta-feira (06). A iniciativa deverá ser replicada em outros estados.
Representantes – O encontro dos procuradores do Nordeste com os parlamentares pernambucanos aconteceu no Mar Hotel, em Recife. Representaram a bancada o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e os deputados federais Augusto Coutinho (SD), Wolney Queiroz (PDT), Raul Henry (MDB), Tadeu Alencar (PSB), Fernando Monteiro (PP), Carlos Veras (PT), Ossesio Silva (Republicanos), Marília Arraes (PT) e Eduardo da Fonte (PP).
Entregas – Após intensa programação no Sertão, o governador Paulo Câmara (PSB) finalizou a agenda com uma visita ao município de Iguaraci, no Pajeú, onde inaugurou a primeira e a segunda etapas da reconstrução da rodovia PE-275. A ação faz parte do pacote de obras estruturadoras que integram o Programa Caminhos de Pernambuco.
Barrado – Mesmo que avance na Câmara Federal, o sistema distritão não deve passar no Senado. A afirmação foi feita pelo presidente da Casa Alta, o senador Rodrigo Pacheco (DEM), em entrevista à Globo News. O Congresso tem até outubro para aprovar mudanças na lei eleitoral para que elas possam valer nas próximas eleições.