Para garantir segurança alimentar, saúde e conforto na hora da refeição para pessoas em situação de rual, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, reinaugurou, nesta segunda-feira (02), o Restaurante Popular Naíde Teodósio, que agora é maior e funciona em novo endereço no mesmo Bairro de Santo Amaro.
A ação faz parte do Programa Recife Acolhe. O novo equipamento está funcionando na Rua Afonso Costa, número 212 C, com capacidade para ofertar 750 almoços diariamente, das 11h às 14h. O prefeito do Recife João Campos (PSB) conferiu de perto as instalações e o atendimento no restaurante.
Em dezembro de 2019, a Prefeitura do Recife inaugurou dois restaurantes populares: o Naíde Teodósio, no bairro de Santo Amaro, e o Josué de Castro, no bairro de São José. O objetivo do serviço é oferecer refeições gratuitas para a população que vive em vulnerabilidade social e insegurança alimentar, em especial às pessoas em situação de rua. Juntos, os equipamentos têm capacidade para ofertar até 1,7 mil refeições todos os dias, sendo 1,5 mil almoços e 200 jantares, ambos funcionando das 11h às 14h, e o Josué de Castro funcionando também das 18h às 20h.
Em meados de abril de 2020, o funcionamento do Restaurante Naíde Teodósio foi suspenso por orientação da Vigilância Sanitária, devido à pandemia. Dessa forma, o Restaurante Popular Josué de Castro absorveu a capacidade máxima das refeições, que passaram a ser distribuídas no formato de quentinhas. Paralelamente, equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) iniciaram a distribuição itinerante de refeições nas áreas mais descentralizadas na cidade.
O novo endereço do restaurante é mais central e viabiliza uma melhor organização das filas, que serão prioritária e não prioritária. A entrada do equipamento será via catraca e reconhecimento facial, além de espaço para recepção e sala para cadastramento e atendimento dos usuários. O refeitório é mais amplo, podendo acomodar até 72 pessoas, conforme orientação da Vigilância Sanitária.
Para ter acesso aos restaurantes, o usuário precisa ser atendido pelos serviços da Assistência Social do Recife. O acompanhamento é comprovado na entrada, após a identificação. Caso a pessoa ainda não tenha cadastro junto aos serviços socioassistenciais, a partir daquele momento ela passa a ser acompanhada.