Coluna da sexta
Com a ida do senador Ciro Nogueira para a Casa Civil, o PP passa a influenciar ainda mais nas decisões políticas do País. Isso porque o partido também comanda a Câmara Federal com o deputado Arthur Lira. Acuado com a CPI da Covid e com as dezenas de pedidos de impeachment, Jair Bolsonaro abre ainda mais as portas do governo para o centrão, que divide os principais espaços com os militares.
A necessidade de mudanças também visa conter o desembarque de aliados, considerando que o presidente segue em queda livre na popularidade e isso pesa na conta eleitoral de 2022. A Casa Civil é responsável pela coordenação de todos os programas dos ministérios, além de fazer a ponte com o Congresso Nacional, ambiente que o senador, que é conhecido por ser um exímio articulador, transita com facilidade.
Eleito em 2018 com o discurso de combate à corrupção, Bolsonaro se abraça de vez a um dos partidos mais citados na Operação Lava Jato. Com a ascensão do PP aos espaços de poder, cresce também a expectativa de um retorno do presidente à sigla. O Progressistas além de oferecer um bom tempo de programa eleitoral também tem acesso a uma generosa quantia do fundo eleitoral. Os próximos passos serão decisivos para a legenda e o chefe do Planalto.
Esclarecimento – Após rumores sobre uma possível fusão entre PSL, DEM e PP, o deputado Luciano Bivar (PSL) afirmou que a sigla mantém excelente diálogo com a maioria dos partidos, mas que a legenda já decidiu seu rumo para a eleição do próximo ano, apresentando José Luiz Datena para a Presidência da República.
Insatisfação – Alguns setores do PT já mostram insatisfação com o movimento do senador Humberto Costa em lançar a vereadora do Recife, Liana Cirne, para a Câmara Federal. Muita gente fazia a conta de que ela disputaria uma vaga para a Alepe, mas o “incentivo” de Humberto muda todo o cenário.
Agenda – E por falar no senador Humberto Costa (PT), ele concede nesta sexta-feira (23) uma série de entrevistas em rádios de Caruaru. O parlamentar também faz visita ao Armazém da Criatividade antes de voltar para o Recife. Após receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19, Humberto voltou a cumprir agendas nos municípios.
Caravana – Ex-prefeito de Serra Talhada em duas ocasiões, Luciano Duque (PT) iniciou um giro por alguns municípios do estado, na intenção de construir seu projeto para a Alepe. Duque também defende que seu partido tenha candidatura própria ao Governo de Pernambuco em 2022.
Palavra de ordem – O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) recebeu ontem (22), em Caruaru, a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. Em um pequeno vídeo publicado pelo parlamentar nas redes sociais, ele repetiu uma expressão bastante utilizada pelos movimentos sociais e partidos de esquerda: “vacina no braço e comida no prato”.