Recife é apontada como uma das cidades que lideram o futuro da indústria TI no mundo

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
18 de julho de 2021 às 11h50min
Foto: Andréa Rêgo Barros

A capital pernambucana foi destaque em um material publicado pelo portal internacional Rest of World como uma das seis cidades do mundo que lideram a construção do futuro da indústria de TI. A publicação destaca o papel do hub de tecnologia do Porto Digital, que transformou o Recife em referência no assunto não só no Brasil, mas no mundo. O material aponta que, ao contrário da expansão não planejada do Vale do Silício, o Porto Digital se trata de uma iniciativa planejada, administrada pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), formado pelo governo local, universidades e empresas em 2000. É a esse grupo que cabe a missão de trazer alunos qualificados, conectar empresas com cadeias de abastecimento locais e lançar startups para investidores.

“O setor de tecnologia e inovação é decisivo para a economia do Recife e do mundo. Felizmente, o Recife tem a oportunidade de abrigar um dos principais pólos tecnológicos e de inovação da América Latina, o Porto Digital, que emprega cerca de 20 mil pessoas. Esse ecossistema proporcionou dinamismo à economia da cidade, registrando um crescimento robusto mesmo em plena pandemia. Sob a liderança do prefeito João Campos, o processo de transformação digital dos serviços públicos da cidade e da economia vai poder contar com um parceiro importante”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Dubeux, destacando que o Recife é a capital brasileira, proporcionalmente, com maior quantitativo de estudantes em tecnologia, com 357 alunos por 100 mil habitantes.

A Prefeitura do Recife está empenhada em estimular que os setores da nossa economia, como os da Saúde, da Construção Civil e da Engenharia, por exemplo, também promovam um processo de transformação digital, com o apoio das empresas incubadas no Porto Digital, incorporando inúmeras tecnologias para fazer negócios e expandir serviços”, completou.

O secretário Rafael Dubeux ressalta que a Prefeitura do Recife também está empenhada e iniciou uma série de ações para estimular a tecnologia e inovação na cidade. Para tanto, ele realça que a gente está investindo em formação de mão de obra e apoio técnico especializado para o setor, está atualizando o regime tributário do município de modo diferenciado, criando um ambiente de estímulo à criatividade, elaborando políticas públicas favoráveis à inovação e tradição empreendedora, tudo se soma para formar o Porto Digital.

Desde 2019, o Porto Digital gera, anualmente, US$ 430 milhões em receitas. A publicação do portal salienta ainda que o trabalho realizado pelo NGPD vem transformando a área histórica do Recife, levando escritórios, espaços de coworking e empresas para o local, gerando emprego e renda para a cidade. Em 2020, em plena pandemia da Covid-19, o hub de tecnologia e inovação genuinamente pernambucano registrou crescimento de 21,7% no faturamento, gerando receita de R$ 2,86 bilhões em negócios. No ano passado, o parque tecnológico empregava mais de 13,7 mil profissionais e 349 empresas no ambiente.

Além do Recife, foram destaque as cidades de Lagos, na Nigéria; Bangalore, na Índia; Shenzen, na China; Tel Aviiv, em Israel; e Medellin, na Colômbia.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO