Cenário Político: Alberes é forte candidato para suceder Queiroz

Notícias
Por Américo Rodrigo
17 de julho de 2021 às 00h00min
Foto: Hélia Scheppa

Coluna do sábado

Naturalmente, o herdeiro político do deputado estadual José Queiroz (PDT) é o seu filho, o deputado federal Wolney Queiroz (PDT), que está bem habituado com os corredores do Congresso Nacional e nem de longe quer ouvir falar na possibilidade de disputar o Palácio Jaime Nejaim. Para que o grupo não fique de fora da próxima disputa majoritária, o nome do secretário Alberes Lopes vem aos poucos sendo trabalhado.

Caso José Queiroz decida não buscar a renovação do seu mandato na Alepe em 2022, Lopes pode receber uma nova missão, sendo esse o primeiro passo dado na tentativa de suceder o ex-prefeito da Capital do Agreste. A atuação de Alberes à frente da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco tem dado a ele visibilidade, o que pode fortalecer seu nome para uma eventual disputa de um cargo eletivo.

José e Wolney Queiroz nunca tiveram a preocupação de formar novas lideranças que pudessem dar continuidade ao projeto aplicado por eles em Caruaru, e isso, de certa forma, traz um prejuízo político. Em pouco tempo, Alberes ganhou a confiança de ambos e se tornou uma peça-chave nos planos dos pedetistas. Para um atento observador, o secretário está apenas aguardando ser escalado para entrar em campo.

Atuação – Mesmo durante os finais de semana, Alberes Lopes tem cumprido uma série de compromissos pelo interior do estado. O secretário vem sendo solicitado por prefeitos de várias regiões e feito questão de prestar contas do seu trabalho nas mídias sociais.

Circuito – O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) iniciou ontem (16), um giro por algumas cidades do Sertão. No roteiro: Serra Talhada, Petrolândia, Jatobá e Manari. Neste sábado (17), o parlamentar se reúne também com Marcos Xucuru em Pesqueira. Silvio ampliou sua base no estado em relação a 2018, e tem tudo para ser um dos mais votados no próximo ano.

– Diversos políticos participaram nesta sexta (16), da celebração de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife. Foram vistos pela Basílica que leva o nome da Santa o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), a deputada Marília Arraes (PT) e o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM).

Articulação – Mesmo sem mandato, Mendonça Filho (DEM) tem buscado recursos em Brasília para cidades geridas por aliados. Foram entregues ontem (16), em Bezerros dois ônibus escolares para auxiliar no transporte de alunos do município. O prestígio do democrata nos ministérios deve ser convertido em apoio na corrida para voltar à Câmara Federal.

Adiado – A reunião desta sexta-feira (16) da comissão especial criada pela Câmara dos Deputados para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que torna o voto impresso obrigatório, foi encerrada sem a votação do parecer. Esse desfecho veio após muitas discussões. A próxima reunião do colegiado foi marcada para o dia 5 de agosto, depois do recesso parlamentar.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO