Coluna da quarta
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, desembarca na capital pernambucana nesta quinta (08) para participar de uma série de reuniões com dirigentes da sigla e também com aliados políticos. Na busca em atrair o PSB para o palanque de Ciro Gomes para 2022, o ex-ministro almoça no Palácio do Campo das Princesas com o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, João Campos, ambos também dirigentes do PSB.
Integrantes do PDT acreditam que até a eleição do próximo ano, o presidente Jair Bolsonaro vai desidratar e ficar de fora do 2° turno. Com isso, aumentariam as chances de Ciro crescer e despontar como o nome da 3ª via, fugindo da polarização entre petistas e bolsonaristas. Nessa equação, o PSB seria o fiel da balança para fazer o pedetista decolar nas pesquisas e somar outros apoios.
Além das conversas em torno do projeto presidencial, Lupi também vai tratar de questões internas ligadas ao seu partido, a exemplo da convenção municipal do Recife que acontecerá em breve. Uma visita a Caruaru para tratar de assuntos partidários também está no roteiro, cidade onde o líder do PDT na Câmara dos Deputados, Wolney Queiroz, tem recebido adversários da Frente Popular.
Apesar de uma ala do PDT nutrir a esperança de uma aliança com o PSB, o fator Lula deve pesar no fim das contas para os socialistas. A pouco mais de um ano da eleição, o ex-presidente tem pontuado bem nas pesquisas, mostrando que apesar de todo o desgaste que a prisão causou a sua imagem, ele ainda detém força e pode ser decisivo para garantir a vitória a Geraldo Julio (PSB) em Pernambuco.
Compensação – Está na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados um projeto do deputado federal Wolney Queiroz (PDT), que isenta de Imposto de Renda e dispensa de carência previdenciária as pessoas que sofreram complicações e sequelas em função da Covid-19. O objetivo da matéria é garantir uma forma de compensar a população por gastos relacionados ao tratamento da doença.
Pela metade – Apesar de alterar seu nome parlamentar na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Erick Lessa (PP) ainda faz referência a sua antiga função nas redes sociais. Por lá, ele ainda é “Delegado Lessa”, nome político que usou para disputar três eleições.
Conquista – Durante agenda em Brasília, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PP), conquistou uma emenda de R$ 1 milhão com o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) para o matadouro público do município, que foi fechado desde março de 2019 por ordem judicial. Com o recurso, será feito o novo projeto e aberto o processo licitatório para a obra.
Queda – Os dados epidemiológicos da Covid-19 continuam em redução em Pernambuco. De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, na última semana, Pernambuco registrou 961 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que são todos os quadros graves suspeitos para a Covid-19. O número representa uma redução de 13% em relação à semana anterior.
Liberado – O Governo de Pernambuco anunciou que os bares e restaurantes localizados no Arquipélago de Fernando de Noronha estão autorizados desde ontem (06), a abrir até a meia-noite. Além disso, será liberada a música ao vivo, com voz e violão, entre o meio-dia e 14h, e entre as 17h e 21h. Cerca de 99% da população da ilha já tomou a primeira dose da vacina e 20% receberam a segunda dose, o que permitiu o avanço do plano de flexibilização.