Recife vai punir quem se recusar a receber determinado imunizante

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
5 de julho de 2021 às 13h00min
Foto: Daniel Tavares

Reforçando que “vacina boa é vacina no braço”, o prefeito do Recife João Campos (PSB) declarou, no início da manhã desta segunda-feira (05), no drive-thru do Tribunal Regional Federal (TRF), que as pessoas que se recusarem a receber um determinado imunizante no momento da vacinação ficarão 60 dias sem poder efetivar a marcação no sistema do Conecta Recife. A medida visa coibir tentativas de reagendamento para que o público tente receber um outro tipo de vacina. Neste tipo de situação, o técnico que aplica a vacina terá um botão a ser acionado no Conecta Recife que vai travar o agendamento dessa pessoa por esse prazo. O objetivo é agilizar a vacinação de todos e todas que realmente querem se vacinar, independentemente da vacina disponível no dia. A estratégia será implementada ainda nesta semana. 

O prefeito do Recife também lembrou que o Recife já vacinou 940 mil pessoas; desse número, aproximadamente 650 mil receberam a primeira dose. Na capital pernambucana, praticamente 98% das pessoas voltam para tomar a segunda dose após a primeira, com 5.100 munícipes em falta para receber a segunda dose no prazo previsto. Para resgatar essas pessoas, a Prefeitura do Recife realiza uma busca ativa, além de telefonar, enviar SMS, Whatsapp e e-mail convocando para tomar o imunizante pela segunda vez. 

Atualmente a cidade vacina os moradores de 37 anos ou mais, além de trabalhadores da indústria a partir de 38 anos. O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. As pessoas incluídas neste grupo devem anexar no ato do agendamento cópia de um documento oficial de identidade e um comprovante de residência no nome da pessoa que vai tomar a vacina. Esses mesmos documentos devem ser levados no dia da vacinação.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO