Meio Ambiente, energia limpa e a luta por terras foram as pautas do mandato de Túlio Gadêlha (PDT), na última sexta (02) em passagem por Belo Jardim, no Agreste. O deputado esteve com agricultores familiares na feira do centro da cidade conversando sobre o projeto que ameaça a região do Brejo de Altitude, rica em recursos hídricos, produção de leite e produtos da terra: a instalação de um parque de energia eólica no local.
Gadêlha distribuiu material e ouviu relatos de assédio por parte da iniciativa privada de arrendar as terras para a construção do parque. “Somos a favor da energia limpa, mas quando ela é estruturada e que não cause outros danos ambientais. No caso de Belo Jardim, já existem estudos que comprovam o efeito nocivo do barulho das hélices para os seres humanos e animais, causando estresse, depressão e insônia; chegando até a diminuir a produção de leite”, explicou.
Em um segundo momento na cidade, o deputado se reuniu com agricultores do sítio de Itacaeté I, na zona rural de Belo Jardim. Numa reunião com lideranças locais, conversou sobre as necessidades do grupo para entender como o mandato poderia ajudar. O deputado colocou à disposição o processo de emendas participativas para a aquisição de maquinário para impulsionar a produção local. A população local conversou sobre a dificuldade que encontram no processo de regularização de suas terras.