Pernambuco é o 2° menor transmissor da Covid-19 do País

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
2 de julho de 2021 às 14h00min
Foto: Miva Filho

Seguindo a tendência dos indicadores da Covid-19 no Estado, a taxa de transmissão se mantém abaixo de 1 há 21 dias. No período, de acordo com o grupo Covid-19 Analytics – formado por pesquisadores de diversas áreas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro – o Rt de Pernambuco está em 0,77, o segundo menor índice do País, atrás apenas de Sergipe (0,74), e dentro de patamares considerados de controle da pandemia. Essa taxa indica que cada grupo de 100 pessoas contaminadas pode transmitir o novo coronavírus para outras 80, em uma progressão decrescente.

Além do Covid-19 Analytics, outros institutos também apontam para uma redução do Rt em Pernambuco. Nas análises do site EpiForecast, da London School of Hygiene & Tropical Medicine (Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres), e do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD), a taxa de transmissão no Estado está, atualmente, em 0,79.

Essa taxa estima a velocidade de propagação de um vírus dentro de determinadas condições, expressando a aceleração, controle ou supressão do contágio. Quanto mais alto o valor, maior a velocidade de transmissão e maior o risco de uma possível sobrecarga no sistema de saúde.  Em março, quando os casos do novo coronavírus voltaram a acelerar em Pernambuco, o Rt do Estado passou de 1,2. Ou seja, cada grupo de 100 infectados tinha potencial para contaminar outras 120 pessoas, em uma progressão crescente.

A redução progressiva dos indicadores da Covid-19 também tem impactado na ocupação dos leitos em Pernambuco. Pela primeira vez desde outubro, a taxa de ocupação das UTIs está abaixo de 70% no Estado. Na última semana epidemiológica (SE 25), encerrada no sábado (26), a Central de Regulação Hospitalar registrou uma redução de 18,3% nas solicitações por vagas de terapia intensiva na rede pública.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO