Governo do Estado autoriza retomada das cirurgias eletivas

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
1 de julho de 2021 às 19h15min
Foto: Hélia Scheppa

Pernambuco autorizou, a partir desta quinta (1°), a retomada da realização de cirurgias e procedimentos eletivos – aqueles que podem ser adiados e/ou reprogramados sem prejuízo à saúde do paciente – e que demandem qualquer tipo de anestesia e internação hospitalar nas unidades de saúde da rede assistencial, pública ou privada.

A autorização, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), amplia a última portaria divulgada no dia 18/06, que permitia apenas os procedimentos com anestesia local onde o paciente, a princípio, não necessitaria de intubação e internação hospitalar.

No entanto, a realização dos procedimentos eletivos fica condicionada à disponibilidade de leitos, insumos e medicamentos do chamado kit intubação na unidade onde será realizado a cirurgia. Dessa forma, as unidades devem estabelecer medidas de gestão que possibilitem a organização dos fluxos e garantam a retomada dos serviços assistenciais eletivos de forma gradativa, com cronograma estabelecido adequado ao contexto e a especificidade de cada unidade.

Nas unidades que precisarem manter medidas restritivas devido aos atendimentos relacionados à Covid-19, os servidores públicos poderão ser mantidos em outras atividades no âmbito da assistência hospitalar ou teletrabalho.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO