Recife investe R$ 55 milhões em programa de ensino híbrido

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
28 de junho de 2021 às 16h10min
Foto: Rodolfo Loepert

O prefeito João Campos (PSB) lançou o EducaRecife, programa que estabelece o novo programa de ensino híbrido nas escolas municipais da cidade, a partir desta segunda-feira (28). De agora em diante, o ensino municipal contará com estrutura de quatro novos estúdios para gravação de aulas, acesso à internet gratuita e uma nova plataforma para acompanhamento das aulas e interação de estudantes e professores.

A Prefeitura garantiu ainda aquisição de mais de 42 mil tablets que serão entregues a estudantes do Ensino Fundamental e da Educação Especial. Inovador, o EducaRecife, que recebe investimentos na ordem de R$ 55 milhões e conta também com uma nova unidade educacional para aulas digitais, instalada no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (CETEC), na Boa Vista.  

O programa coloca a tecnologia como grande aliada no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, amplia os espaços de conhecimento ao permitir que o aluno aprenda na escola e em casa; e traz o professor como um dos principais personagens neste mix de aulas presenciais e digitais. Devido à pandemia da covid-19, as aulas presenciais nas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino do Recife estão suspensas desde março do ano passado.

Mesmo com o anúncio da retomada dessas atividades presenciais, em etapas, a partir do dia 22 de julho, o ensino híbrido, que envolve atividades presenciais e não-presenciais, será uma realidade no pós-pandemia para professores e estudantes, que diante do cenário pandêmico tiveram que se reinventar na forma de ensinar e aprender.

As aulas do EducaRecife para os estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos já começam a ser transmitidas nesta terça-feira (29) na TV Nova Nordeste, por meio dos canais digitais abertos 22.2 (1º ano, 2º ano/se liga e 3º ano); 22.3 (4º ano/acelera, 5º ano, Travessia e Educação de Jovens e Adultos); 22.4 (6º ao 8º ano); e 22.1 (9º ano). As aulas da Educação Infantil e Educação Especial continuam sendo transmitidas na TV Alepe, através do canal 10.2.

O EducaRecife conta com quatro novos estúdios, que foram especialmente construídos no Centro de Tecnologia da Educação do Recife, na Boa Vista, e que possibilitam a transmissão de aulas pela internet e TV aberta. A transmissão contará com a presença de dois professores por aula, que garantirão a interação e a interdisciplinaridade. O EducaRecife permite uma grande ampliação do volume de aulas transmitidas pela internet e por TV aberta, passando da atual 1 hora diária, para um total de 14h30 de aulas transmitidas diariamente em cinco canais digitais abertos.

O EducaRecife conta também com uma nova plataforma de internet compatível com celulares, computadores e tablets. A ferramenta disponibilizará para os estudantes, além das aulas ao vivo, que ficarão gravadas para serem assistidas a qualquer momento, conteúdos pedagógicos e diversos canais, incluindo chat para dúvidas e interações com os professores, e-mails do Google e Google Classroom, parceiro do programa, integrados no aplicativo para a sala de aula virtual. Para as equipes de gestão e professores, a plataforma permitirá também o monitoramento para garantir a qualidade das aulas ofertadas e a busca ativa de estudantes que não estejam acompanhando com frequência às aulas e as atividades propostas.

Para ampliar o acesso dos estudantes às aulas, a Secretaria de Educação do Recife, por meio do Programa EducaRecife, fez ainda a aquisição de mais de 42 mil tablets que serão entregues a estudantes do Ensino Fundamental (4º ao 9º ano) e da Educação Especial (estudantes com deficiência e transtorno do espectro autista).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO