Centenas de cisternas que deveriam estar instaladas nas casas da população, para acumular água e garantir o consumo humano do povo sertanejo. Dezenas de tratores e implementos agrícolas, que poderiam estar preparando a terra para plantios que garante a sobrevivência de mulheres e homens do campo. Tudo adquirido com dinheiro público para servir a população, mas entregues ao abandono.
A vereadora de Petrolina, Samara da Visão (PSD), esteve nos últimos dias vistoriando dois depósitos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), localizados na zona rural na cidade, e se deparou com os materiais todos empilhados, debaixo do sol forte, se deteriorando, acumulando sujeira, jogados no meio do mato que cresce dia a dia.
“É lamentável o que está acontecendo, eu como vereadora fiquei indignada ao ver, não tem como não ficar! Iremos cobrar explicações plausíveis, sobre quais os requisitos estão sendo usados para ser contemplado com o maquinário e com esses reservatórios. Quanto tempo tem que este material está sob o sol? As caixas e as tubulações estão ressecando”, alerta a vereadora Samara da Visão.
Os materiais se encontram nos depósitos do Icozeiro e do perímetro irrigado do C3. Através de imagens aéreas é possível perceber a extensão de equipamentos que estão abandonados.
“Cresci na zona rural, sei as dificuldades que assola quem vive no campo, maquinários como estes são de grande importância. Ver todo esse material, e pensar que ele poderia mudar para melhor a vida das pessoas. É lamentável, mas imagens falam por si, é preciso mostrar para que as pessoas e os órgãos competentes tomem conhecimento sobre isso“, denuncia a vereadora.