Prefeitura do Recife acompanha crime contra mulher trans

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
25 de junho de 2021 às 18h30min
Foto: Divulgação

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, está acompanhando de perto o caso do crime cometido contra a vida da mulher trans Roberta Nascimento Silva, 33 anos, que vivia em situação de rua no Cais de Santa Rita, na área Central do Recife.

O fato aconteceu na madrugada de quinta-feira (24) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou o primeiro atendimento na vítima, que apresentava queimaduras em várias partes do corpo, e a encaminhou para o Hospital da Restauração, onde segue internada. Nesta sexta-feira (25), uma equipe do Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife fez uma visita à família da vítima, em Jaboatão dos Guararapes, para acompanhar o caso e dar apoio na recuperação.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil através da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), já que o suspeito é adolescente, e deverá ser tratado como tentativa de feminicídio contra Roberta. Ela utilizou os serviços do Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife nos anos de 2015 e 2019 e também já passou por outros serviços socioassistenciais do município, como o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP).

A equipe do Centro LGBT esteve no Hospital da Restauração na manhã de hoje para garantir que os direitos de Roberta fossem garantidos, como a utilização do nome social e a transferência para a ala feminina da unidade de saúde. A família da vítima foi procurada para dar suporte e acompanhar a recuperação. Além disso, a equipe permanecerá em diálogo com a Polícia Civil para acompanhar o resultado da investigação.

Gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais que forem vítimas de outros tipos de discriminação e violência, não previstos nas Leis Municipais nº 16.780/2002 e nº 17.025/2004, podem procurar o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife. O equipamento fica na Rua dos Médicis, nº 86, Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO