Cenário Político: os nomes de Caruaru para a Alepe

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
25 de junho de 2021 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da sexta

Atualmente Caruaru conta com quatro representantes na Assembleia Legislativa de Pernambuco, todos da base do governador Paulo Câmara (PSB). Com o fim das coligações partidárias, em vigor desde o ano passado, deputados aguardam o desfecho da reforma eleitoral que vem sendo discutida em Brasília para montar as estratégias. A expectativa é que ela já esteja valendo em 2022.

O deputado José Queiroz (PDT) deve buscar a manutenção do seu mandato na Assembleia. No auge dos seus 79 anos de idade, o pedetista é um dos mais experientes da Alepe e ainda não sabe se sua sigla permanece na Frente Popular. Tudo vai depender do apoio ou não do PSB ao ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que novamente vai concorrer ao Palácio do Planalto.

Já Tony Gel (MDB), também vive o mesmo dilema de Queiroz, só que a nível estadual. Seu partido ensaia disputar o Governo do Estado com Miguel Coelho (MDB), mas uma ala defende a manutenção da aliança com o PSB. Por duas vezes o ex-prefeito de Caruaru foi o majoritário na Capital do Agreste, mas por viver distante da cidade, Tony pode ver sua votação despencar no principal reduto eleitoral.

Cotado para disputar a reeleição pelo PSL, o deputado Erick Lessa (PP) deve permanecer onde está, já que é o caminho mais curto para manter o seu mandato. Com uma atuação já consolidada na área da segurança pública, recentemente ele resolveu deixar a sua patente de delegado de lado, buscando ampliar seu raio de atuação com outros setores da sociedade. Diferente de 2018, Lessa tem procurado fortalecer sua base fora de Caruaru.

Socialista histórica, Laura Gomes (PSB) assumiu o mandato em janeiro, após Sivaldo Albino (PSB) renunciar ao cargo para comandar a Prefeitura de Garanhuns. A esperança da parlamentar é a montagem de uma chapa com fortes puxadores de votos, para ela assegurar seu espaço no parlamento estadual a partir de 2023. Em Caruaru, seu partido perdeu protagonismo após não ter eleito nenhum vereador em 2020.

Quem também está de olho em uma das 49 cadeiras da Assembleia Legislativa de Pernambuco é Raffiê Dellon (PSD). Desde o fim da última eleição que o jovem está em campanha. Ele recebeu 14.986 votos e foi o 3° colocado na disputa pela Prefeitura de Caruaru. Dellon aposta principalmente na relação que tem construído durante suas visitas à zona rural, mas se pretende obter sucesso nas urnas, é necessário muito mais.

Por último, o marido da prefeita de Caruaru, Fernando Lucena (PSDB), deve enfim ser testado nas urnas. Desde 2018 que seu nome vem sendo ventilado para disputar um mandato de deputado estadual, mas Raquel Lyra (PSDB) acabou apoiando a deputada Priscila Krause (DEM) naquele ano. Além das suas atividades empresariais, Lucena também ocupa um cargo no gabinete do deputado federal Daniel Coelho (Cidadania), outro nome que recebeu a confiança da tucana na última eleição. Agora basta saber quais e quantos deles, dependendo da conjuntura, devem garantir lugar na Casa Joaquim Nabuco.

Possibilidades – Apesar dos nomes colocados acima, novos personagens podem surgir, e também existe a chance de alguns deles desistirem da corrida eleitoral. Este é o ano em que a preocupação é vencer a pandemia, mas as costuras não estão sendo deixadas de lado. O panorama ficará mais claro em 2022.

Expectativa – Com a chegada das 16.230 doses da vacina Janssen em Caruaru, existe a chance da prefeita Raquel Lyra (PSDB) anunciar hoje (25) a ampliação da faixa etária. Na última quarta (23), o município abriu um pré-cadastro para pessoas acima de 30 anos.

Ampliação – O ministro do STF, Gilmar Mendes, concedeu a extensão da suspeição de Sergio Moro para os outros dois processos em que o ex-juiz atuou contra Lula na 13ª Vara Federal de Curitiba. Com a decisão, os processos voltam à estaca zero.

Positivo – O senador José Serra (PSDB) foi internado no Hospital Sírio Libanês, após testar positivo para a Covid-19 na última terça (22). Em nota, a assessoria do partido afirma que ele não apresenta nenhum sintoma da doença e está no hospital para fazer testes preventivos e se isolar. Serra tem 79 anos e, segundo o Senado Federal, já recebeu duas doses da vacina.

Despencou – De acordo com pesquisa Ipec, a aprovação do presidente Bolsonaro caiu para apenas 24%, enquanto a reprovação subiu para 49%. Os números são reflexo da condução do combate à pandemia. O instituto ouviu 2.002 pessoas de 141 municípios.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO