O deputado Felipe Carreras (PSB) será o relator da Comissão Especial para a discussão da modernização da Lei Pelé na Câmara dos Deputados, que tem por objetivo modernizar as políticas públicas do esporte nacional, visto que essa lei foi criada em 1998. Celina Leão (PP-) foi eleita a presidente e Luiz Lima (PSL) vice-presidente da comissão.
“Queremos fazer parte de um capítulo histórico do esporte brasileiro. Temos aqui deputados de centro, da base do governo e de oposição e estamos todos juntos pelo esporte brasileiro. A pandemia aumentou o número da juventude, entre 15 e 29 anos na situação “nem nem”, que significa nem estuda, nem trabalha. O esporte tem o poder de resgatar, dar oportunidade e transformar a vida dessas pessoas”, disse Felipe Carreras. “Também colocaremos os profissionais de educação física como prioridade na Comissão, afinal, eles promovem saúde e, saúde e esporte, caminham juntos”, concluiu.
A presidente Celina Leão não escondeu sua felicidade por ver a evolução dessa demanda tão antiga por parte da comunidade esportiva. “É uma honra no Dia do Atleta Olímpico ter a instalação dessa tão importante Comissão. Agradeço aos colegas da Casa que entenderam a importância de modernização da Lei Pelé. A importância do esporte ficou ainda mais nítida nessa pandemia. Muitas pessoas que nunca praticamente esporte antes na vida. Respeito o presidente Bolsonaro, mas foi um retrocesso sim o Esporte não ter mais um ministério.”
Luiz Lima também acredita que pode contribuir bastante com esse novo capítulo do esporte nacional. “Estou muito feliz em estar aqui. Já fui Secretário Nacional de Alto Rendimento e aprendi muito lá e tenho muito a contribuir com a modernização da Lei Pelé. Ela é muito positiva, mas precisamos abrir o leque e definir mudanças. Aqui não estamos fazendo política no sentido de ser de esquerda ou de direita. Estamos unidos pelo esporte brasileiro”, comentou o parlamentar.