Laura leva demandas para o secretário de Defesa Social

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
16 de junho de 2021 às 10h00min
Foto: Divulgação

Buscando atender a demandas de diversos setores da população pernambucana, visando o aperfeiçoamento do atendimento da segurança pública, a deputada estadual Laura Gomes (PSB), esteve em reunião com parte da sua equipe e o secretário estadual de Defesa Social, Humberto Freire, na manhã desta terça (15), na capital pernambucana.

Dentre os temas debatidos, estava a implantação de uma Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA), no município de Caruaru, a fim de atender toda a região do Agreste pernambucano. Essa é uma demanda que vem sendo pleiteada por Laura desde quando ela era vereadora, entendendo que, na ausência de um atendimento especializado para esses vulneráveis, se apresentam consequências como a falta de acolhimento individualizado e morosidade nas tomadas de providências cabíveis. Esse assunto também foi discutido pela deputada, em reunião com a vereadora caruaruense Perpétua Dantas (PSDB), realizada na semana passada.

Outro tópico apresentado ao secretário fala da disponibilização de um local de trabalho dentro do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para os papiloscopistas da Polícia Civil. Esses profissionais estudam a identificação humana pelas digitais. Têm como objetivo a perícia e o estudo de pesquisas técnico-científicas, com foco na identificação em indivíduos vivos ou mortos. Uma atividade muito importante para a investigação e solução dos casos. Segundo a assessora e Papiloscopista, Juliana Meiko, com quem Laura conversou na última segunda (14), o processo de deslocamento dos peritos dessa área é um obstáculo para a celeridade das investigações.

A deputada também apresentou uma proposta para a criação da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância em Pernambuco, tendo como referência modelos implantados em outros estados, a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro. “Diante da luta dessas minorias, percebo a necessidade de termos equipe especializada para o atendimento de demandas dessas áreas, evitando a opressão por meio de preconceitos enraizados dentro da sociedade em que vivemos”, ressaltou Laura. O secretário se mostrou bastante receptivo às ideias propostas e destacou que estão alinhadas com o que o governo estadual vem trabalhando no setor.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO