Cenário Político: Bivar cada vez mais próximo do PSB

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
9 de junho de 2021 às 00h00min
Foto: Pablo Valadares

Coluna da quarta

Após três eleições distante do PSB, sendo duas municipais e uma estadual, o PSL deu, nesta terça (08), o primeiro passo para retornar à Frente Popular. O Governo de Pernambuco anunciou José Lindoso de Albuquerque Filho na presidência do Porto do Recife, por indicação do deputado federal e presidente nacional do Partido Social Liberal, Luciano Bivar.

Em 2019, José Lindoso foi nomeado para exercer o cargo de secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos (SEMOB), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, mas após a confusão envolvendo o presidente da República, Jair Bolsonaro, e a cúpula do PSL, o pernambucano foi exonerado do posto.

Com uma votação muito abaixo do esperado em 2014, Bivar acabou não sendo eleito para federal, mas em 2017, após o governador Paulo Câmara (PSB) deslocar o então deputado Kaio Maniçoba para a secretaria de Habitação, o empresário assumiu o mandato na Câmara. Além de enfraquecer a oposição, a jogada política impulsiona o PSL, que tem como prioridade número 1 a manutenção do mandato de Luciano Bivar.

Conta de padaria – Em entrevista à CBN Caruaru nesta terça (08), o deputado federal e presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, falou que a expectativa do partido para 2022 é eleger quinze deputados estaduais e cinco federais. Atualmente, a sigla é a segunda maior da Alepe.

Dose dupla – A Polícia Federal concluiu que o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) recebeu propina de R$ 10 milhões de empreiteiras quando foi ministro da Integração Nacional. O relatório também afirma que o deputado federal Fernando Bezerra Coelho Filho (DEM) também se beneficiou do valor. A defesa de ambos nega envolvimento com irregularidades e afirma que a investigação é “tentativa de criminalização da política”.

Centenário – Para comemorar os 100 anos de Paulo Freire, foi anunciada a realização de um concurso cultural que vai premiar produções inspiradas no educador. Os trabalhos serão realizados nas categorias poema, cartão postal, e vídeo e serão voltados para alunos da rede estadual.

Vaca gorda – Desembargadores e juízes de Pernambuco terão um aumento de 46% no auxílio-alimentação. O valor passará para R$ 1.561,80 por mês. O reajuste acontece em meio à pandemia, quando diversas pessoas nos municípios pernambucanos não têm o que comer nas suas casas.

Corporativismo – O Exército negou acesso ao processo administrativo já arquivado sobre a participação do general Eduardo Pazuello em ato político ao lado do presidente Jair Bolsonaro, no Rio de Janeiro. De acordo com jornal Extra, a justificativa foi que o processo contém informações pessoais usando como base a Lei de Acesso à Informação (LAI) que garante, nessas situações, o sigilo por 100 anos.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO