Portuários de Suape começam a ser vacinados contra Covid-19

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
28 de maio de 2021 às 17h00min
Foto: Dani Coutinho

A vacinação dos trabalhadores portuários tem início na próxima segunda-feira (31), o Porto de Suape. O público-alvo foi dividido em grupos para facilitar a aplicação do imunizante, que será administrado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ipojuca, município onde está localizado o atracadouro e a administração da estatal. Serão vacinados, inicialmente, os trabalhadores com maior exposição nas operações portuárias, ou seja, aqueles que atuam diretamente nos cais e píeres. Também foram incluídos os práticos, equipes dos órgãos intervenientes e agências de navegação.

O Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO – Suape) cedeu um local, dentro da área portuária, para a montagem da estrutura onde serão administradas as doses da vacina. A aplicação será nos dias 31/5, 02/06 e 04/06, das 8h às 16h, totalizando 4.500 doses e seguirá em outras datas, conforme mais doses forem liberadas. A infraestrutura necessária à operação, como instalação de toldo, de cadeiras com distanciamento necessário ao isolamento social, equipe de segurança a postos, entre outros equipamentos, foi toda preparada pela administração do porto.

Para ter direito à imunização, o trabalhador terá que apresentar CPF e crachá funcional no local da vacinação. Também é preciso constar o nome nas listas enviadas pelas empresas e entregues à administração de Suape a pedido da Secretaria Estadual de Saúde e Anvisa. Os portuários vão receber doses extras da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzidas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que não alteram o plano de imunização do restante da população.

O grupo definido pelo Ministério da Infraestrutura abrange, neste momento, funcionários das autoridades portuárias, empregados de operadores portuários, terminais e trabalhadores avulsos. A vacinação nos portos acontece, simultaneamente, em várias partes do país, para evitar a contaminação da população por novas variantes do novo coronavírus.

“Com a liberação de novas doses para a imunização dos trabalhadores dos portos e aeroportos pelo Ministério da Saúde, e com a cobertura vacinal de novos grupos prioritários pelo Governo de Pernambuco, é chegada a hora de vacinar os portuários. Esses profissionais se dedicam diariamente para que o abastecimento no país continue mesmo diante dessa pandemia que perdura. Agora, imunizado, esse grupo terá a segurança necessária, que só a vacina pode dar, para manter a economia do Estado funcionando”, comemorou Roberto Gusmão, diretor-presidente do Porto de Suape.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO