Estado envia 149 concentradores de oxigênio para municípios

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
27 de maio de 2021 às 18h40min
Foto: Miva Filho

O Governo de Pernambuco anunciou, em coletiva de imprensa online, o envio, a partir desta quinta-feira (27), de 149 concentradores de oxigênio para cidades pernambucanas, com o objetivo de auxiliar os gestores municipais na qualificação da assistência à Covid-19. Ao todo, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) remeterá equipamentos para 44 cidades, 29 delas no Agreste, para onde serão enviados 99 aparelhos. A destinação do material foi discutida com os gestores municipais em reunião, na última quarta-feira (26), e pactuada na Comissão Intergestora Bipartite (CIB) na manhã de hoje.

Os concentradores de oxigênio filtram o ar do ambiente e fornecem apenas o oxigênio puro (5 litros por minuto) para o paciente. Com isso, o equipamento pode substituir os cilindros de oxigênio, que precisam ser preenchidos constantemente por uma empresa que forneça gases medicinais. “O Governo de Pernambuco tem garantido o fornecimento de oxigênio nas unidades da rede estadual, destinada aos casos mais graves, e também estamos atentos para auxiliar como for possível os municípios, possibilitando que os casos leves sejam absorvidos nos serviços municipais”, explicou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O secretário ressaltou ainda que não há risco de desabastecimento. “Estamos trabalhando em conjunto com os municípios pernambucanos, porque os problemas deles são problemas nossos. Os municípios e unidades que têm tanques de O2 não têm o que temer. Inclusive temos plantas industriais em Pernambuco, responsáveis pelo abastecimento de oxigênio de outros Estados do Nordeste. O problema relatado por alguns municípios está na logística de reabastecimento de cilindros de O2. Neste sentido, oficiamos o MPPE, porque há indícios de interesses comerciais por trás de algumas dificuldades dos municípios”, destacou.

Além dessa oferta de concentradores de oxigênio, já foi realizado contato com o Ministério da Saúde solicitando mais 500 equipamentos, também para distribuição entre os municípios pernambucanos.

Municípios que vão receber os equipamentos do Governo do Estado:

Araçoiaba – 1
Feira Nova – 3
João Alfredo -2
Machados – 2
Orobó – 3
Surubim – 9
Vicência – 3
Amaraji – 3
Catende – 2
Escada – 5
Primavera – 2
Agrestina – 7
Alagoinha – 2
Altinho – 3
Belo Jardim – 4
Bezerros – 8
Bonito – 2
Brejo da Madre de Deus – 3
Cachoeirinha – 3
Camocim de São Félix – 2
Cupira – 3
Frei Miguelinho – 2
Jataúba – 3
Panelas – 2
Pesqueira – 4
Riacho das Almas – 2
Sairé – 2
Santa Cruz do Capibaribe – 5
Santa Maria do Cambucá – 2
São Bento do Una – 7
São Caitano – 3
São Joaquim do Monte – 2
Bom Conselho – 7
Canhotinho – 3
Capoeiras – 4
Paranatama – 4
São João – 3
Saloá – 3
Buíque – 2
Custódia – 5
Inajá – 2
Venturosa – 2
São José do Egito – 6
Tuparetama – 2

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO