Cenário Político: depoimento de Geraldo será determinante

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
27 de maio de 2021 às 00h00min
Foto: Andréa Rêgo Barros

Antes mesmo de ser instalada, existia uma preocupação por parte dos senadores da base governista para que a CPI da Covid não se tornasse um palco de disputas políticas com fins eleitoreiros e que atingisse o Planalto. Inicialmente a comissão foi criada com a intenção de investigar ações e possíveis omissões do Governo Federal no combate à pandemia, mas acabou tomando outros rumos e se estendeu a governadores e prefeitos.

Um requerimento convocando o ex-prefeito do Recife e atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, para depor na comissão, foi apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania). Mas para que isso aconteça, precisa ser aprovado pelos demais parlamentares. Existe uma pactuação entre os senadores, e a ideia é de que o documento seja votado na próxima semana.

O depoimento de Geraldo Julio tem sido aguardado com ansiedade por adversários do PSB, pelo fato do socialista ser o candidato natural da Frente Popular para tentar suceder Paulo Câmara (PSB) no Governo de Pernambuco. Essa também será uma boa oportunidade para que ele possa se defender das acusações que vem sofrendo, já que desde as operações da Polícia Federal tem se mantido em silêncio. Considerando que o desgaste será inevitável, o pós-depoimento servirá para testar o nome de Geraldo junto ao eleitorado.

Marca – Buscando qualificar o atendimento aos pacientes com Covid-19, o Governo de Pernambuco já convocou mais de 10 mil profissionais de saúde para atuar no enfrentamento à pandemia, sendo 3.267 profissionais aprovados em concurso público e outros 7.863 aprovados por meio de seleções simplificadas. Infelizmente as taxas de mortalidade no estado são altas, de acordo com o documento publicado pelo Ministério Público. 

Conquista – O Benefício de Prestação Continuada (BPC) passará a ser concedido para idosos e pessoas com deficiência que tenham renda per capita de até meio salário mínimo, se preenchidas condições especiais de situação de vulnerabilidade das famílias. O novo critério foi sugerido pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB), através de emenda à medida provisória 1.023/2020, aprovada ontem (26) pela Câmara dos Deputados

Lembrado – Ao participar da filiação do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, ao PL, a direção nacional do partido deixou evidente a intenção de investir na candidatura de Anderson Ferreira (PL) ao Governo de Pernambuco, contrariando os apoiadores de Miguel Coelho (MDB), que sonham em ver o prefeito do Jaboatão disputando o Senado na chapa do emedebista.

Mais vacina – Durante coletiva de imprensa realizada ontem (26), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), informou, que estaria encaminhando um segundo ofício ao Governo do Estado, solicitando mais doses do imunizante para o Agreste. De acordo com a tucana é possível que isso seja realizado, tirando o Amazonas e Maranhão como exemplo. 

Indicativo – O anúncio de desfiliação do senador Flávio Bolsonaro do Republicanos pode sinalizar que o presidente Jair Bolsonaro está perto de comunicar seu novo partido. Ambos foram eleitos pelo PSL em 2018, mas saíram da sigla após desavenças com o deputado Luciano Bivar, que comanda a legenda nacionalmente.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO