A Prefeitura de Caruaru tem estudado um programa de auxílio emergencial municipal para ajudar os artistas do São João. A festa foi cancelada pelo segundo ano consecutivo. O projeto para ajudar a categoria foi confirmado pela prefeita Raquel Lyra (PSDB), em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (26).
Na Câmara Municipal, o vereador Anderson Correia (PP) chegou a apresentar um requerimento solicitando que fosse criado um auxílio emergencial municipal voltado aos artistas que se apresentam na festa mais importante da Capital do Forró. Ainda ontem (25), ele se reuniu com representantes da classe artística.
O Governo do Estado também já tinha divulgado que vem estudando um modelo de auxílio semelhante ao que foi oferecido a artistas que se apresentam no Carnaval de Olinda e Recife, que foi feito em parceria com os municípios e girou em torno de 60% do último cachê.
Apesar do anúncio de criação do auxílio, Raquel Lyra não entrou em detalhes sobre a proposta, que ainda está em fase de implantação. Em Caruaru, cerca de 500 artistas foram beneficiados com os mais de R$ 2 milhões enviados pelo Governo Federal através da Lei Aldir Blanc. Azulão e Azulinho, de acordo com a Fundação de Cultura, receberam R$ 12,5 mil por meio do benefício, neste mais de um ano de pandemia.