A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes firmaram um Acordo de Cooperação Técnica, nesta segunda-feira (24), com a meta de identificar onde o município poderá avançar ainda mais na área. O acordo envolve estudos, projetos e seminários, além de apoio na identificação de evasão escolar, expectativas de servidores, estudantes e familiares, entre outros, a partir do momento que a rede municipal volte a ter aulas presenciais, que estão suspensas desde o ano passado, devido à pandemia da Covid-19.
O termo foi assinado pelo presidente da Fundaj, Antônio Campos, e o prefeito Anderson Ferreira (PL), na sede do Governo Municipal. “A Fundação assina hoje este termo com o compromisso de auxiliar a gestão municipal no que tange à Educação. Sabemos que Jaboatão tem índices positivos nesta área e que a Fundaj, como instituição que tem entre seus pilares a educação, contribuirá para dados ainda mais positivos”, afirmou Antônio Campos.
O prefeito Anderson Ferreira destacou os resultados obtidos pela gestão com as ações que vêm sendo feitas. “Trabalhamos todos os dias para melhorar ainda mais a Educação no nosso município, inclusive ganhamos o prêmio da ONU por excelência em gestão pública. Essa cooperação técnica que iniciamos hoje vai contribuir muito nesse sentido, pelo que representa a Fundação Joaquim Nabuco. Agradeço à Fundaj e ao presidente Antônio Campos, que enxergaram o potencial de Jaboatão. Juntos podemos realizar mais parcerias”, destacou o prefeito.
Além do trabalho voltado à Educação de Jaboatão, que marca a primeira frente de atuação desta cooperação, haverá a instrumentalização de servidores e colaboradores públicos sobre planejamento, gestão e governança de políticas públicas no atual contexto e projetos da área da saúde. Após a assinatura do termo, projetos específicos serão elaborados por ambas as partes. Cabendo a cada um a construção de um plano de trabalho.
A Fundaj, inclusive, vai auxiliar Jaboatão nas pesquisas realizadas pelo município por meio da consulta popular lançada para contribuir com o Plano Plurianual (PPA) 2022/2025. Pela Fundaj, integram a parceria as diretorias de Pesquisas Sociais (Dipes) e Formação Profissional e Inovação (Difor). Já pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, atuam as secretarias de Educação, Saúde e de Planejamento e Fazenda.
Em Jaboatão, as aulas estão suspensas desde o ano passado por conta da pandemia da Covid-19, mas o município está preparado para o retorno dos estudantes às escolas, assim que o momento for considerado seguro. Será nessa ocasião que a parceria Fundaj/Prefeitura do Jaboatão terá um papel importante na percepção da evasão escolar, entre outros fenômenos provenientes desse novo cenário. Os estudantes que não comparecerem serão identificados e a Secretaria Municipal de Educação poderá apurar quais as razões e providenciar as soluções para o retorno de todos eles. Com isso será feita a busca ativa nas próprias residências.
Em 2020, Jaboatão tinha 64 mil alunos matriculados e neste ano a rede passou a ter 65 mil. Todos recebem mensalmente o Caderno de Atividades para ser preenchido em casa e o Kit de Alimentos. Já foram entregues, neste ano, o material escolar e os livros paradidáticos com as referidas orientações. Neste mês de maio, foi lançada a TV Escola Jaboatão, que transmite aulas de segunda a sexta-feira, nos horários das 10h às 12h e das 16h às 18h, através da TV Nova Nordeste. As aulas também estão disponíveis no YouTube e Facebook.